Imunização, testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e orientações gerais de saúde. Esses são os serviços oferecidos em uma força-tarefa extramuros que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da 9ª Regional de Foz do Iguaçu, com a parceria dos municípios, está realizando na região Oeste. Nesta sexta-feira (1º) uma dessas ações aconteceu em Foz do Iguaçu e atendeu mais de 100 pessoas que passavam pelo centro da cidade.
Ao longo do dia, uma equipe de enfermagem da Atenção Básica da 9ª Regional de Saúde e do setor de imunização da Secretaria Municipal da Saúde de Foz do Iguaçu promoveram ações de educação em saúde, testes rápidos de HIV e disponibilizaram à população em geral as vacinas da Covid-19, Influenza, hepatite B, tríplice viral e febre amarela. O objetivo da iniciativa é aumentar as coberturas vacinais, sensibilizar a população e disponibilizar serviços básicos de saúde, que possam ser feitos na hora.
De acordo com o diretor da 9ª Regional de Saúde, Juliano Pedroso, a cidade de Foz do Iguaçu é estratégica, recebendo pessoas de todos os lugares do mundo devido aos atrativos turísticos, e para ele a prevenção ainda é o melhor caminho. “É importante que seja feita constantemente a busca ativa de cidadãos não vacinados, mapeando riscos e identificando territórios suscetíveis à reintrodução de doenças evitáveis e realizando o monitoramento das estratégias de vacinação”, AFIRMA.
- Paraná recebe Ministério da Saúde para fortalecer políticas voltadas à população negra
-
Maior biofábrica do mundo de mosquitos Wolbitos de combate à dengue será em Curitiba
Além desta ação, as equipes estadual e municipal já têm previstas outras similares, ainda com definição de datas. O porto seco e a estação aduaneira, onde mais de 1.500 caminhões trafegam entre os países da tríplice fronteira, entre Brasil, Paraguai e Argentina, será a próxima parada. Em Matelândia, a visita será em uma cooperativa agroindustrial, que emprega mais de 10 mil funcionários.
Para dar suporte aos serviços prestados, a equipe multiprofissional conta com uma caminhonete equipada com um trailer, que dispõe de dois consultórios climatizados e estrutura necessária para realizar o atendimento e acolhimento aos pacientes.