Estado participa de encontro nacional sobre sistema digital para fortalecimento do SUS

Evento que acontece em Salvador reúne cerca de 240 pessoas entre gestores públicos, profissionais  da saúde, pesquisadores e técnicos de 23 estados. Evento ressalta a importância da integração de sistemas de informação, dados e indicadores para a tomada de decisão na gestão de saúde e do SUS.
28/05/2024 - 15:30

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) participa nesta terça e quarta-feira (28 e 29) de um encontro nacional sobre a inovação e a excelência da saúde digital para o fortalecimento da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento, que acontece em Salvador (BA), reúne cerca de 240 pessoas entre gestores públicos, profissionais da saúde, pesquisadores e técnicos de 23 estados.

Promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), em parceria com a Secretaria da Saúde da Bahia, o encontro ressalta a importância da construção de uma rede de Cieges (Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão Estadual do SUS). Criado pelo Conass durante a pandemia da Covid-19, o Cieges visa facilitar o acesso a um conjunto de informações para subsidiar a tomada de decisão, além de possibilitar a análise de múltiplos indicadores que podem interferir na atuação das secretarias estaduais de saúde.

O objetivo do Centro é garantir que os gestores estaduais tenham a possibilidade de monitorar os dados consolidados da saúde pública, por meio de painéis dinâmicos e individualizados e não por sistemas independentes. A coleta de dados dos sistemas de informações nacionais e estaduais, contemplam os hospitais, unidades de saúde, laboratórios, farmácia, sistemas de vigilância em saúde e epidemiológica, a regulação de leitos e regulação ambulatorial no processo de encaminhamento de pacientes, com enfoque nas regiões e macrorregiões de saúde.

No Paraná, o Cieges não está formalmente implantado, mas a Sesa já antecipa alguns sistemas tecnológicos capazes de integrar dados e dar agilidade a questões voltadas gestão da área da saúde. “Estamos trabalhando para que novas tecnologias e sistemas sejam integrados para obtermos respostas rápidas e seguras à tomada de decisão. As informações integradas nos auxiliam muito em quadros de emergências em saúde”, disse a coordenadora de Regulação de Acesso aos Serviços de Saúde da Sesa, Olga Cotovicz de Castro.

Atualmente, por meio do Conass e com apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), já foram implantados Ciages em Pernambuco, Piauí, Bahia, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Rio Grande do Norte.

OLHAR NO DIGITAL - Em maio de 2023, a Sesa e o Conass iniciaram algumas etapas da implantação de novas tecnologias de informação, incorporando a saúde digital. Uma das iniciativas é o sistema que permite o mapeamento e integração de informações para o desenvolvimento de uma ferramenta de georreferenciamento, exclusivamente para a  dengue e chikungunya no Estado.

“Estamos permanentemente desenvolvendo processos e adequações para uma análise da nossa realidade. As áreas técnicas da Sesa realizam um trabalho convergente para que as melhores soluções sejam tomadas para a saúde pública no Paraná como um todo”, ressaltou a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes.

No início deste mês de maio, a Sesa formou um grupo de trabalho para a elaboração do plano de implantação do SUS Digital no Paraná, um programa da Secretaria de Informação e Saúde Digital (SEIDIGI), do Ministério da Saúde (MS), e tem a adesão dos 399 municípios paranaenses.