O Governo do Estado vai ofertar cursos de capacitação às lideranças dos 202 municípios abrangidos pelo programa Paraná Produtivo, de desenvolvimento regional. As inscrições já estão abertas.
Podem se inscrever gestores, técnicos e secretários municipais, representantes do setor produtivo, de universidades e da sociedade civil organizada que participam do programa. Elas podem ser feitas até o dia 30 de outubro no ambiente EAD da Escola de Gestão no Paraná (AQUI) e o início das aulas acontece após a confirmação da matrícula.
A iniciativa é do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Planejamento e Projetos Estruturantes e do Paraná Projetos, em parceria com a Escola de Gestão do Paraná. Os cursos estão disponíveis para as lideranças dos municípios das oito regiões prioritárias que compõem o Paraná Produtivo: Santo Antônio da Platina e Jacarezinho; Cornélio Procópio; Paranavaí, Cianorte e Umuarama; Campo Mourão; Guarapuava, Irati e União da Vitória; Castro e Ponta Grossa.
- Governo busca aproximação com setor privado com o Paraná Produtivo
- Programa de desenvolvimento, Paraná Produtivo define ações prioritárias
“A oferta desses cursos é uma oportunidade para que as lideranças possam se capacitar, aperfeiçoar, atualizar seus conhecimentos e contribuir com o desenvolvimento integrado das regiões”, disse o secretário do Planejamento, Valdemar Bernardo Jorge.
TEMAS – São quatro cursos com foco em gestão, liderança e design que podem ser aplicados para maximizar a qualidade dos serviços para o cidadão. São eles: elaboração de projetos para captação de projetos; gestão de projetos; liderança estratégica; e design thinking; e resolução de problemas no cenário de inovação e mudanças. Todos fazem parte do catálogo da Escola de Gestão do Paraná
Os cursos foram escolhidos pelos atores locais e regionais que fazem parte do Paraná Produtivo, por meio de uma enquete.
“Eles apontaram esses cursos como os mais importantes para o desenvolvimento da sua região e de maior adequação ao Programa. Os cursos mais votados já estão na plataforma do Paraná Produtivo e visam desenvolver ações de capacitação, atualização e aperfeiçoamento dos representantes regionais”, ressaltou a diretora da Paraná Projetos, Patrícia Baratieri Atherino.
A parceria ainda oferece um curso específico de BI (Business Intelligence), ferramenta de inteligência desenvolvida para gerar informações estratégicas sobre o Paraná, munir a comunidade de dados e ajudar na construção de políticas públicas, pesquisas acadêmicas e na condução dos debates que estão ocorrendo nas oficinas do Paraná Produtivo.
ONLINE – Os cursos têm carga horária de 24 horas/aula e a participação é gratuita. Serão ministrados na modalidade online, com período de realização de 30 dias após a data de inscrição. Todos são certificados pela Escola de Gestão do Paraná.
“Esses cursos sempre são bastante solicitados”, afirmou a diretora da Escola de Gestão do Paraná, Aline Albano Justus. “Além de manter a oferta de cursos em EaD, a Escola de Gestão apoia iniciativas de diferentes órgãos estaduais, como essa de capacitação proposta pelo Programa Paraná Produtivo, na qual alcança muitos municípios do Estado”.
Os interessados devem se inscrever no ambiente EAD da Escola de Gestão no Paraná neste link.