Estado libera R$ 6,5 milhões para construção de complexo médico de Carambeí

A expectativa é de que sejam realizados até 100 atendimentos por dia, de média complexidade intermediária, compondo uma rede organizada em conjunto com a atenção básica, hospitalar, domiciliar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu. O centro ofertará raio-x, exames de diagnóstico e imagem, leitos de urgência e de observação e farmácia.
05/06/2024 - 14:10

O Governo do Estado autorizou nesta quarta-feira (5) o início da construção do Complexo Municipal de Saúde, em Carambeí, município da região dos Campos Gerais. O documento foi assinado pelo secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, e prevê um investimento do Estado de R$ 6,5 milhões. O restante do valor (R$ 11,1 milhões) é oriundo de emendas parlamentares e contrapartida do município.

O novo projeto vai substituir o Pronto-Atendimento existente. Por conta do crescimento populacional e da alta demanda dos serviços de saúde, houve a necessidade de reforçar a estrutura para o fortalecimento da rede de urgência e emergência da região. O objetivo é proporcionar um atendimento de saúde de qualidade e acessível a todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Há dois anos esse projeto está sendo idealizado e agora está se transformando em realidade. Ele vai garantir maior assistência e oferta dos serviços de saúde aos carambienses que necessitam do SUS. Um trabalho conjunto e um momento muito importante tanto para os gestores quanto para toda a população”, ressaltou o secretário.

De acordo com Elisangela Pedroso de Oliveira Nunes, prefeita de Carambeí, atualmente são realizados 60 mil atendimentos no local e a expectativa é de que aumente ainda mais. “O espaço já não comporta a quantidade de atendimentos. Com esse apoio da Sesa, estamos realizando um sonho. Uma obra de mais de 3 mil metros quadrados. É a maior obra já realizada no município na área da saúde, até ao momento. Estamos muito felizes”, disse.

O ato simbólico da assinatura foi em Curitiba e contou com a presença do deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli, dos vereadores Eclaiton Bueno, Professor Deleon e Ilson Caninana, além de assessores.