Estado leva atrativos, potenciais e expositores à maior feira de turismo do Paraguai

Participação na Feira Internacional de Turismo do Paraguai (Fitpar 2024), em Assunção, faz parte da estratégia de atrair mais turistas estrangeiros para o estado - o país vizinho, inclusive, é o que mais envia visitantes ao Paraná.
09/10/2024 - 16:13

O Governo do Estado, por meio do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do turismo paranaense – participa de 11 a 13 de outubro (sexta a domingo) da Feira Internacional de Turismo do Paraguai (Fitpar 2024), em Assunção, capital do país vizinho. O estado focará na promoção dos destinos, atrativos turísticos e potenciais paranaenses ao público estrangeiro, levando mais uma vez expositores que trabalham com o setor turístico para que apresentem seus produtos e serviços ao público internacional.

Classificada como uma das principais feiras turísticas globais pela Organização Mundial do Turismo (OMT), a Fitpar ocupa os salões do Convention Center Mariscal e reúne um grande número de empresas e instituições de todo o mundo, tornando-se durante alguns dias o principal centro de negócios turísticos de toda a América Latina.

Para o Paraná, o evento tem especial importância, haja vista que o Paraguai é o maior emissor de turistas estrangeiros para o estado – em 2023 foram mais de 348 mil visitantes paraguaios; somente no primeiro semestre deste ano já foram 219 mil.

Segundo o secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes, a participação em mais uma feira internacional faz parte da estratégia de promoção do turismo estadual, especialmente em mercados prioritários. "Um estado como o Paraná, repleto de atrativos e opções qualificadas, ganha destaque ao estar em feiras de grande porte. Por meio de nossos atrativos e expositores, nos apresentamos como um destino ideal a diferentes públicos, sejam eles turistas, empresários ou agencias de viagens", disse.

Nesta edição da Fitpar, o Viaje Paraná leva para seu estande outras 20 empresas, instituições e órgãos públicos que trabalham em alguma área do turismo paranaense, que se credenciaram por meio de uma manifestação de interesse.

Entre eles estão Parque Vila Velha, Brasul Trips, Paraná Tour, Culture Mundo Guarani, EB Agência de Viagens, Personal Brasil Operadora; hotéis LAS, Viale, San Juan, Vivaz Cataratas, Interludium Iguassu, Bristol, Recanto Cataratas e Maestro Thermas Park Hotel;  Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Curitiba Convention & Visitors Bureau, Companhia de Atendimento ao Turista de Foz do Iguaçu; empresa de transporte: Viação Catarinense; e prefeituras municipais de Morretes, Foz do Iguaçu e Pontal do Paraná.

O diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes, afirma que o Paraná precisa estar sempre presente nas principais feiras mundiais do setor, e o papel do órgão é, também, promover a participação da iniciativa privada e fomentar negócios. “Entendemos que o Paraná tem que estar nas grandes feiras, com destaque nas realizadas na América Latina, porque nossos clientes principais estão por aqui. E os nossos estandes são uma oportunidade de pequenas e médias empresas, que não teriam condições de participar sozinhas destes eventos, e promoverem seus produtos turísticos”, disse.

CAPACITAÇÃO – Antes da abertura da Fitpar 2024, a CCR Aeroportos e o Viaje Paraná unem forças para promover, no evento, a nova rota aérea entre Assunção e Curitiba, que será operada pela Azul Linhas Aéreas a partir de dezembro, com uma série de ações voltadas ao trade turístico do Paraguai.

Na próxima quinta-feira (10), as duas instituições reúnem em Curitiba um grupo de agentes de viagens e outros players do turismo da capital paraguaia para uma capacitação sobre as belezas, atrações e experiências turísticas do Paraná, além da estrutura do Estado para grandes eventos de negócios.

A rota contará com voos diretos às terças-feiras e sábados, operados por aeronaves Embraer E2, com capacidade para 136 passageiros. Os novos voos têm como objetivo atender ao crescente fluxo de turistas do Paraguai, que em 2023 enviou mais de 348 mil visitantes ao estado.

FIT BUENOS AIRES – Em setembro, o Paraná também esteve presente na Feira Internacional do Turismo (FIT), em Buenos Aires, capital da Argentina. Na ocasião, também participaram expositores locais, que levaram ao público itens e serviços paranaenses, como, o preparo e a degustação do Barreado, prato típico do Litoral do Estado. Eles tiveram a oportunidade de apresentar seus produtos e serviços típicos do Estado a um público estimado em mais de 125 mil pessoas. Saiba mais sobre a participação do Paraná na feira argentina, clicando AQUI.