Estado leva a Guaratuba mutirão de serviços para pessoas com deficiência

Técnicos da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho vão orientar o público em relação aos direitos das PCDs. Será possível emitir a Carteira do Autista e o Passe Livre Intermunicipal.
Publicação
07/11/2022 - 16:10

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O Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), fará nesta terça-feira (8) um mutirão de serviços às PCDs (Pessoas com Deficiência), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Guaratuba, no Litoral.

Durante o dia, das 9h30 às 16h30, os técnicos do Departamento de Políticas para Pessoa com Deficiência atenderão as famílias para orientar sobre os direitos das pessoas com deficiência, além de emitir o Passe Livre Intermunicipal e a Carteira do Autista (CIPTEA).

"O Governo do Paraná está sempre atento às demandas da população. O nosso objetivo é facilitar a vida, garantir a promoção dos direitos direitos e o acesso a serviços a todos o segmentos", disse o secretário Rogério Carboni.

“Os mutirões têm dado um ótimo resultado, pois proporcionam às pessoas sem acesso a computadores e internet fazerem o escaneamento dos documentos, entrar nos sites para a emissão de documentos e tantos outros serviços”, disse o chefe do Departamento de Políticas para Pessoa com Deficiência da Sejuf, Felipe Braga Côrtes. “Além disso, os servidores poderão auxiliar na obtenção da carteira para aqueles que têm Transtorno do Espectro Autista”.

A Carteira do Autista garante a prioridade no atendimento em serviços públicos, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social, e também privados, como farmácias, supermercados, bancos e outros estabelecimentos comerciais.

Serviço:

Mutirão de Serviços para PCDs (Pessoas com Deficiência)

Local: Secretaria Municipal de Saúde de Guaratuba - Rua Cap. João Pedro, 283, Centro - Guaratuba

Horário: 9h30 até 16h30

Confira os documentos necessários:

PASSE LIVRE INTERESTADUAL

Requerimento de Passe Livre Intermunicipal

Ficha da avaliação socioeconômica

Laudo médico de avaliação fornecido por profissional habilitado no SUS - com CID 10 da patologia

Uma foto 3x4 (recente e sem danos)

Cópia da carteira de identidade (RG)

Cópia do cadastro de pessoa física (CPF)

Cópia do comprovante de residência

Comprovante de rendimentos de todos os membros do núcleo familiar

Documentos dos acompanhantes

Cópia da carteira de identidade (RG) de até três pessoas, maiores de 18 anos, quando houver prescrição médica da necessidade de acompanhante

CARTEIRA DE IDENTIFICAÇÃO DA PESSOA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (CIPTEA)

Documento RG, CPF do autista

Documento RG, CPF do responsável

Fotografia do autista digitalizada, a mais recente possível. Serão aceitas apenas fotos nas proporções usadas para documentos e com boa resolução para impressão

Laudo médico digitalizado. O laudo deve conter os dados do paciente, a Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados a Saúde (CID) e assinatura e carimbo de identificação com CRM do médico responsável

Exame de tipo sanguíneo digitalizado, que pode constar em qualquer documento emitido por órgão público de Saúde, como carteira de vacina

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