O Governo do Paraná, por meio da Secretaria estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab) e do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea/PR), promove diversas ações para marcar o Dia Mundial da Alimentação, neste sábado, 16 de outubro. A data faz referência à criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em 1945.
Nesta semana também é celebrada a Semana Estadual de Conscientização sobre os Desperdícios de Alimentos, criada pela Lei número 19.648/2018.
A chefe do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (Desan) da Seab, Márcia Stolarski, explica que o Paraná trabalha o tema central definido pela FAO/ONU em 2021: "Nossas ações são o nosso futuro". “A proposta é estimular transformações em prol de sistemas agroalimentares mais eficientes, inclusivos, resilientes e sustentáveis, que tornam os alimentos saudáveis e acessíveis”, diz.
- IDR-PR atua para difundir sistema sustentável de produção de hortaliças
- Qualidade e rigor sanitário fazem do PR líder em exportação de carne halal
Neste sábado, a partir das 11 horas, o Banco de Alimentos da Ceasa Paraná realiza evento para orientar a comunidade sobre a redução do desperdício e o reaproveitamento integral de alimentos. A ação acontece no bairro Capela Velha, em Araucária. “Essa atividade reforça nosso compromisso com a disseminação de conhecimento sobre nutrição e segurança alimentar”, explica o diretor-presidente da Ceasa Paraná, Éder Eduardo Bublitz.
A programação começou na quinta-feira (14) com um workshop para o desenvolvimento de estratégias e políticas de prevenção ao desperdício de alimentos. O encontro também abordou a criação de protocolos de redução das perdas e desperdício de alimentos no Estado.
O evento é fruto da cooperação entre o Governo do Paraná e a Agência Sueca de Proteção Ambiental, com coordenação do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social – Cedes e da Seab, e apoio da Câmara Governamental Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional do Paraná (Caisan/PR).
DADOS – No dia 20 de outubro, às 10 horas, a Escola Superior do Ministério Público do Paraná lança, em uma transmissão ao vivo, o painel virtual do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), com dados sobre os municípios paranaenses. A ferramenta eletrônica, de acesso público, pode subsidiar a ação de diferentes segmentos que atuam com a política de segurança alimentar.
O Painel Virtual do Sisan foi concebido pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção dos Direitos Humanos do MPPR, em parceria com o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Paraná. O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, participa da abertura do evento.
MUNICÍPIOS – Além dessas atividades, cada uma das 23 regionais da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, em parceria com as Comissões Regionais de Segurança Alimentar e Nutricional, promoverá eventos locais, apoiando os municípios no debate e promoção do direito à alimentação adequada.