O Governo do Paraná lançou nesta sexta-feira (24) o projeto itinerante Carreta da Inovação, que irá rodar os municípios paranaenses ao longo deste ano. Morretes, no Litoral, é o primeiro a receber a unidade móvel, como parte da programação do Verão Maior Paraná. No mesmo evento o Estado também liberou recursos para a criação e o desenvolvimento de um Ambiente Promotor de Inovação na região.
A ação é promovida pela Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), em parceria com Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Fundação Araucária, Celepar, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).
A Carreta da Inovação visa democratizar a inovação ao facilitar o acesso da comunidade à inclusão digital, qualificação profissional, difusão de conhecimentos tecnológicos e serviços digitais de atendimento ao cidadão.
O vice-governador Darci Piana destacou a preocupação do Estado em continuar investindo em educação e inovação, principalmente para proporcionar um futuro melhor aos jovens. “A Carreta da Inovação está despertando nos nossos jovens o interesse na ciência, tecnologia e inovação. É uma grande oportunidade de levar um futuro melhor, um futuro que ajude o nosso Paraná a continuar crescendo, a continuar evoluindo. E principalmente uma grande oportunidade de um bom salário, de uma boa vida para todos os paranaenses”, disse.
O secretário da Inovação, Alex Canziani, explicou que o projeto possibilita mostrar o que o Estado tem realizado dentro das áreas de ciência, tecnologia e inovação, além de difundir a cultura de inovação e levar oportunidades e desenvolvimento para os municípios.
“Nós não podemos falar de inovação apenas nas grandes cidades, temos que levar a inovação para todos os municípios do Estado, e a Carreta da Inovação oportuniza exatamente isso. E nós começamos exatamente com Morretes, que apesar de ser uma cidade pequena já tem um belo trabalho voltado para a inovação”, disse.
O projeto vai percorrer o Litoral, sendo uma das novidades da programação do Verão Maior Paraná. O caminhão é adaptado com sala de aula, mobiliário, televisor, computador, impressora 3D, sala de podcasts, equipamentos para uso durante as atividades e tecnologia de ponta.
As atrações oferecidas na ação incluem oficinas, workshops, treinamentos em áreas como robótica, inteligência artificial e transformação digital, além de apresentações de startups paranaenses e atividades culturais gratuitas para crianças, jovens e adultos que estiverem no Litoral.
Em Morretes, a programação da Carreta da Inovação segue até domingo (26), com atividades e apresentações oferecidas pelo Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR), Senac e a startup curitibana Hyla Biotech.
Na próxima semana, a Carreta da Inovação chega ao município de Antonina, onde vai ficar estacionada em frente ao Trapiche Municipal de Antonina (Rua Coronel Marcalo, 530), dos dias 28 de janeiro a 9 de fevereiro. A partir do dia 10 de fevereiro, a Carreta vai para Paranaguá. As atividades acontecem de terça a domingo, das 8h às 12h e das 15h às 19h.
AGÊNCIAS DE INOVAÇÃO NO LITORAL – Durante o evento, a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) liberou recursos para a criação e o desenvolvimento de um Ambiente Promotor de Inovação na região.
A Agência de Inovação e Tecnológica (Agitec) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) receberá R$ 250 mil para a contratação do projeto da Agência de Inovação Municipal de Morretes. Este investimento visa estruturar e operacionalizar a agência, que atuará como um polo de desenvolvimento de ações inovadores no município.
Para o secretário em exercício da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Jamil Abdanur Júnior, esses espaços têm grande potencial para fortalecer o ecossistema de inovação local, impulsionando o desenvolvimento econômico e tecnológico. “A expectativa é que os espaços estimulem a criação de novas empresas, a geração de empregos e o fortalecimento da economia local. Esse investimento demonstra o compromisso do governo estadual com o fomento à inovação e o desenvolvimento do litoral paranaense”, disse.
O prefeito de Morretes, Junior Brindarolli, comemorou os investimentos e reafirma a importância deles para dar oportunidade a um futuro melhor para os moradores da cidade. “Morretes está vivendo um novo tempo. Temos 20 alunos sendo beneficiados pelo Talento Tech, outro projeto do Governo do Estado. A Carreta da Inovação sendo pioneira aqui em Morretes e diversos outros projetos que irão sair do papel graças a esse apoio maciço que estamos recebendo”, afirmou.