O Instituto das Águas do Paraná já entregou neste ano cerca 40 quilômetros lineares de tubos de concreto. São aproximadamente 39 mil tubos para galerias pluviais. A iniciativa é resultado de 28 convênios formalizados com prefeituras municipais. O investimento soma R$ 5,2 milhões.
Os tubos são sistemas de dutos subterrâneos para a captura e escoamento de águas da chuva instalados para combater a erosão e enchentes. “Por falta de galerias pluviais, muitos locais sofrem com cheias e danos que ficam após as chuvas”, explica o diretor-presidente do Instituto das Águas do Paraná, José Luiz Scroccaro.
Ele acrescenta que trata-se de um problema grave de saneamento ambiental, pois uma valeta a céu aberto com escoamento não só das águas pluviais, mas também da poluição difusa, pode ocasionar contaminação. “Este problema se agrava ainda mais nos municípios da região Noroeste do Estado, na formação geológica do Arenito Caiuá, em que temos também o problema das voçorocas”.
EROSÃO - A erosão deteriora as áreas urbanas, inviabiliza a construção de moradias e provoca a destruição de equipamentos urbanos importantes, como postes de energia, infraestrutura de drenagem e pavimentos. Também causa assoreamento de rios e perda de terreno em áreas ao redor das cidades onde há atividades agrícolas.
PROGRAMA - O Programa de Ressocialização e Combate à Erosão Urbana – realizado pelo Instituto das Águas do Paraná, vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo – tem como objetivo melhorar a infraestrutura urbana e, assim, garantir mais qualidade de vida à população.
Os municípios elaboram os projetos e executam a obras de rede de galerias de águas pluviais. O Instituto das Águas do Paraná cede os tubos de concreto e também disponibiliza a entrega nos municípios através de convênios firmados com as prefeituras.
“Nós oferecemos os tubos e a assistência técnica por meio de convênios. As prefeituras, em contrapartida, executam as obras de acordo com os projetos, seguindo as normas técnicas e ambientais”, explica Scroccaro.
Os tubos de concreto variam de 40 centímetros a dois metros de diâmetro com o objetivo de atender a necessidade de cada região.
Confira os municípios que receberam tubos de concreto em 2019:
Tamarana
Itambaracá
Marilena
Alto Paraíso
Terra Rica
Corumbataí do Sul
Indianópolis
Itaguajé
Amaporã
Flórida
Bituruna
Rosário do Ivaí
Icaraíma
Terra Roxa
Foz do Jordão
Maria Helena
Perobal
Mariópolis
Campo Mourão
Marialva
Capitão Leônidas Marques
Laranjal
Icaraíma
Jandaia do SulTapejara
Cruzeiro
São Pedro do Iguaçu
Pérola