No município de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Cutitiba, a Rua Matinhos, uma via local na sede do município, está sendo pavimentada em concreto com apoio do Governo do Paraná. A obra foi viabilizada com a liberação de R$ 527.267,44 do Programa de Transferências Voluntárias, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (Sedu), com operação do Serviço Social Autônomo Paranacidade.
O secretário da pasta, João Carlos Ortega, vistoriou as obras na semana passada. Segundo ele, essa modalidade é mais uma opção para os municípios para ações que elevam a qualidade de vida da população. Tem, ainda, ganho competitivo pelo maior tempo de uso e menor manutenção quando comparada com a pavimentação asfáltica comum.
“Até agora, apenas Curitiba tem pavimentação em concreto”, disse. “O exemplo de Fazenda Rio Grande pode ser adotado por muitos municípios do Paraná nos próximos anos. É uma modalidade que apostamos muito”. Na vistoria, ele estava acompanhado da diretora de Operações do Paranacidade, Camila Mileke Scucato, e do analista de Desenvolvimento Municipal do Paranacidade, Luiz Antonio Xavier da Silveira.
Camila chamou a atenção dos prefeitos para que considerem a pavimentação em concreto como uma opção econômica e de boa qualidade para vias urbanas. “Com este projeto é possível comprovar a viabilidade e as vantagens em relação a outros tipos de pavimentação. O concreto é extremamente durável, o que gera custos menores de manutenção”, assegurou.
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De acordo com a diretora, espera-se que outras cidades passem a adotar essa tecnologia num curto espaço de tempo. “Estudos mostram que a manutenção na pavimentação em concreto é prevista para até depois de 20 anos da obra concluída, enquanto com o asfalto essa expectativa é de 10 anos ou menos, em alguns casos”, acrescentou.
Silveira explicou que a obra de Fazenda Rio Grande é adequada às dimensões e uso da via. “A tecnologia traz vantagens, como maior segurança, uma vez que o piso claro melhora a visibilidade no período da noite. Durante o dia, por ser um pavimento claro, absorve menos calor do sol, o que gera menor aquecimento do espaço urbano. Além disso, por essa rua passam diversas linhas de ônibus e esse tráfego mais pesado é suportado com vantagens pelo piso em concreto”, afirmou o técnico, que também é engenheiro civil.
A conclusão dos trabalhos está prevista para os próximos 90 dias. O projeto inclui a pavimentação de 2.600,06 metros quadrados, os serviços preliminares como ensaios tecnológicos, terraplenagem, base e sub-base, drenagem; revestimento, meio-fio e sarjeta; serviços de urbanização e implantação de sinalização de trânsito.