O Paraná recebeu 13.360 unidades da Insulina Análoga de Ação Rápida, do Ministério da Saúde, nesta segunda-feira (28). O medicamento já foi entregue pela Secretaria de Estado da Saúde para a Farmácia da 2ª Regional de Saúde, em Curitiba, e para as demais regiões será concretizada nesta terça-feira (29), devendo ser disponibilizada para os usuários a partir de, no máximo, quinta-feira (1º).
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) também está em processo de aquisição emergencial da insulina para atender a demanda e reestabelecer a distribuição do medicamento, que integra o componente especializado da assistência farmacêutica com aquisição centralizada e de responsabilidade do Ministério da Saúde.
- Solidariedade e integração fazem do Paraná líder em doação de órgãos
- Saúde lança manual e alerta sobre a prevenção de quedas de idosos
Neste lote, a previsão é que as unidades permitam a cobertura de pelo menos dez dias. A Sesa aguarda ainda nova remessa do governo federal.
“Já solicitamos a recomposição de unidades ao Ministério da Saúde, considerando a demanda e a necessidade de reposição da insulina. Abrimos também em caráter emergencial uma compra para que possamos minimizar este desabastecimento até que seja normalizada a situação”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.