O Governo do Paraná iniciou nesta segunda-feira (2) mais um curso de formação de socorristas do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate). Serão 420 horas de aulas presenciais e a distância para 120 oficiais e praças do Corpo de Bombeiros e 24 vagas para profissionais de saúde do Estado.
O Curso de Socorrista tem como objetivo fortalecer a atuação destes profissionais na atenção pré-hospitalar, primeiros socorros e na prestação de atendimento ágil e seguro aos pacientes.
O treinamento foi desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Diretoria de Atenção e Vigilância em Saúde e Escola de Saúde Pública do Paraná; pelo Corpo de Bombeiros, por meio da Coordenadoria Estadual do Siate; e o Centro de Ensino e Instrução, da Secretaria da Segurança Pública. A especialização ocorrerá de forma simultânea com duas turmas em Curitiba, uma em Londrina e outra em Cascavel. A data prevista para a finalização do curso é 31 de julho de 2022.
“É muito importante que os profissionais que trabalham na atenção pré-hospitalar ao trauma estejam cada vez mais preparados para um atendimento especializado e qualificado. Com a parceria da Secretaria da Segurança Pública e a validação da Escola de Saúde Pública do Paraná, está sendo possível investir e trazer muito mais qualidade no conteúdo repassado a esses profissionais”, disse o secretário estadual da Saúde, César Neves.
Esta é a segunda edição neste formato. No ano passado, 116 bombeiros militares socorristas se formaram no treinamento para atuar em todo Estado nas ambulâncias do Siate. A intenção das secretarias que fazem parte do projeto é que cinco turmas sejam formadas por ano.
“A parceria com a Saúde vem aumentando a cada ano e com a participação da Escola de Saúde conseguimos enriquecer todo o conteúdo ministrado pelos profissionais que são extremamente gabaritados. Este é um curso referência dentro do corpo de bombeiros”, disse o comandante da corporação, Manoel Vasco de Figueiredo Junior.
SIATE – O Siate é um serviço prestado pelo Corpo de Bombeiros do Paraná em conjunto com a Secretaria Estadual da Saúde e tem por missão atender as vítimas de acidentes com socorro imediato adequado e condições ideais de transporte aos hospitais, a fim de evitar o agravamento das lesões e melhorar as chances de sobrevivência do acidentado.
PRESENÇAS – Participaram da abertura do curso o chefe do Estado-Maior do Corpo de Bombeiros, coronel Gelson Marcelo Jahnke; a gerente de Atenção à Urgência da Secretaria da Saúde, Giovana Fratin; o coordenador Estadual do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência, Major Marcos Adolfo Frederick Moro Galleazzi; o médico Renê Augusto Aveleda, que fez a palestra inaugural; e o diretor da 2ª Regional de Saúde, José Dalmi Dissenha.