Foz do Iguaçu recebe a partir desta quarta-feira (11) o 5° Encontro de Líderes das Economias Espaciais do G20 (Space Economy Leaders Meeting – SELM). O evento reúne representantes dos principais países do mundo e tem como tema “Economia espacial e mudanças climáticas: desafios e oportunidades”, destacando o papel do espaço no enfrentamento das questões climáticas globais.
O secretário estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Alex Canziani, presente no evento, destacou o compromisso do Paraná com a inovação tecnológica e a sustentabilidade, temas centrais para o desenvolvimento da economia espacial.
Ele ressaltou a importância de fortalecer parcerias globais para promover o uso pacífico do espaço e impulsionar projetos que integrem soluções tecnológicas inovadoras no combate às mudanças climáticas.
“Foz do Iguaçu e o Paraná têm a honra de sediar este evento internacional com a participação das 20 maiores economias do mundo. Este encontro oficial reúne as agências espaciais de cada uma dessas nações para discutir questões cruciais relacionadas ao setor aeroespacial, como os desafios e oportunidades trazidos pelas mudanças climáticas, o desenvolvimento de novos negócios e parcerias que aproveitam o espaço para beneficiar a vida na Terra”, explica o secretário.
As discussões do fórum tratam de temas como a aplicação de tecnologias espaciais em setores como a agricultura e o desenvolvimento de satélites e sistemas de monitoramento ambiental.
“Hoje diversos aplicativos e tecnologias, como o Waze e as comunicações por satélite, dependem de recursos espaciais. Este evento representa uma oportunidade única para o Paraná fortalecer seu papel nesse setor. O Estado está desenvolvendo o NAPI Space, um Núcleo de Apoio à Pesquisa voltado para a área espacial, reconhecendo o impacto que esse setor pode ter em sua economia”, afirma Canziani.
O evento segue até sexta-feira (13) com palestras de especialistas de diversas partes do mundo, além de painéis de discussão que abordam mudanças climáticas, sustentabilidade espacial e engajamento da indústria. Empresas do setor também apresentam inovações relacionadas à economia espacial e à mitigação das mudanças climáticas, reforçando o caráter estratégico do encontro para o fomento de novas parcerias internacionais.