A Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná recebeu o Troféu Onda Verde da 26ª edição do Prêmio Expressão de Ecologia, tradicional premiação ambiental do Sul do Brasil. O reconhecimento refere-se à concepção e implantação do Selo Clima Paraná, previsto na Política Estadual de Mudanças Climáticas, estabelecida por lei estadual. A premiação aconteceu nesta sexta-feira (30) em Florianópolis (SC).
O evento ocorreu durante o Fórum de Gestão Sustentável 2019, no qual também foi lançado o Guia de Sustentabilidade 2019 com todos os projetos participantes da premiação. O fórum incluiu ainda palestras, cases e vídeos socioambientais de corporações que colaboram com o desenvolvimento sustentável do país.
O responsável pela agenda climática da secretaria do Paraná, José Rubel, recebeu o troféu na capital catarinense. Ele destacou a relevância da iniciativa da Editora Expressão, que promove o prêmio, e lembrou que o Selo Clima Paraná é um importante incentivo para que a indústria paranaense reduza sua ‘pegada de carbono’, com o objetivo de enfrentar as mudanças climáticas e ampliar a competitividade econômica no contexto de uma nova economia, de baixo carbono.
MOTIVAÇÃO - Concedido pelo Governo do Paraná por meio da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, o Selo Clima Paraná estimula empresas instaladas no Estado a publicarem inventários de emissões de gases de efeito estufa, assim como a reduzirem essas emissões.
Além do intuito de diminuir os impactos causados pelas mudanças climáticas como tempestades, inundações, deslizamentos e estiagens, Rubel acrescenta que a ausência ou fragilidade de políticas públicas referentes às mudanças climáticas pode gerar barreiras comerciais não tarifárias para os produtos paranaenses. “O Selo Clima Paraná também tem o objetivo de reduzir a incidência desses entraves”, acrescenta.
CATEGORIAS - O Selo Clima Paraná é dividido em três categorias que permitem demonstrar aos clientes e à sociedade o compromisso das empresas com o desenvolvimento sustentável. A ‘Original’ é destinada às empresas que elaboram inventários das emissões de gases de efeito estufa e os submetem à validação da secretaria estadual.
A categoria ‘Ouro’ reconhece as empresas que submetem os Inventários de Emissões à verificação de uma terceira parte independente, acreditada pelo Inmetro. E a ‘Ouro Plus’ é conquistada por aquelas que, além de submeterem os Inventários de Emissões à verificação de uma terceira parte independente e acreditada pelo Inmetro, têm a redução das emissões comprovada.
RECONHECIMENTO – No ano passado, 35 empresas receberam o Selo Clima Paraná. Rubel adianta que a Edição de 2019 traz algumas novidades. Uma delas é que a redução das emissões totais deverá ser no mínimo equivalente a uma taxa geométrica anual de 0,5%.
Outra inovação é que a diminuição de emissões pode ser absoluta ou relativa à quantidade física da produção, também designada redução da Intensidade Carbônica da Produção.
COMO PARTICIPAR – O selo é voltado a empresas paranaenses que decidem voluntariamente medir, divulgar e reduzir a pegada de carbono, que revela as emissões de dióxido de carbono (CO2), o mais importante gás de efeito estufa, causador do aquecimento global e das mudanças climáticas.
A adesão é feita exclusivamente pela internet (acesse AQUI). As declarações devem ser enviadas até 30 de setembro.