Estado e prefeitos do Noroeste discutem reforço na segurança pública

O secretário da Segurança Pública do Paraná, Romulo Marinho Soares,  participou do encontro. Ele ouviu as demandas das 12 prefeituras que compõem o Comafen.
07/08/2021 - 15:10

Os prefeitos do Noroeste do Paraná e representantes locais que compõem o Consórcio Intermunicipal da Apa Federal do Noroeste do Paraná (Comafen) participaram nesta sexta-feira (6) da Assembleia Geral de Prefeitos, no município de Loanda. O objetivo do encontro foi discutir melhorias na área da Segurança Pública.

O secretário Romulo Marinho Soares ouviu as demandas das 12 prefeituras que compõem o Comafen para alinhamento de estratégias que possam colaborar tanto com a estrutura quanto com a sensação de segurança para os moradores da região.

“A reunião foi importante para organizamos um fluxo de trabalho, no qual pudemos ouvir as demandas dos prefeitos. Agora compete à Secretaria da Segurança fazer um relatório para ver o que já conseguimos destravar para melhorar esse fluxo e reforçar o policiamento na região. Além disso, precisamos buscar um planejamento estratégico e orçamento para implementar as ações na área de recursos humanos, equipamentos e logística”, destacou o secretário.

O subcomandante do Corpo de Bombeiros, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior, também participou do encontro e disse que é necessário identificar, dentro dos municípios do Noroeste, qual a forma mais viável de atender as demandas da região.

"O encontro foi fundamental para entender a região e quais são as demandas concernentes ao Corpo de Bombeiros. Nós percebemos claramente que precisamos avançar com novos equipamentos e renovação de efetivo e ficamos bastante felizes por ter o apoio da Comafen, através dos prefeitos, com todos tentando somar para fazer um atendimento no que tange ao Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil", disse.

ALTERNATIVAS – Para o aumento de efetivo da região, umas das alternativas propostas, até a chegada dos militares aprovados em concurso público, é criar um fluxo de incentivo de adesão à diária extrajornada, conforme explicou o subcomandante do 3° Comando Regional de Polícia Militar (3° CRPM) de Maringá, tenente-coronel Ademar Carlos Paschoal.

"A extrajornada permite colocar mais policiais na atividade fim, aumentando a sensação de segurança da população", afirmou o tenente-coronel Paschoal.

"Os prefeitos estão muito satisfeitos com a vinda do Secretário da Segurança, ouvindo todas as reivindicações dos prefeitos. Nós só temos a agradecer ao Governo do Estado", destacou o prefeito de Loanda, José Maria Pereira Fernandes.

COMAFEN – Compõem o Comafen doze municípios do Noroeste do Paraná, que juntos somam quase 100 mil habitantes. São eles: Diamante do Norte, Itaúna do Sul, Loanda, Marilena, Nova Londrina, Planaltina do Paraná, Porto Rico, Querência do Norte, Santa Cruz de Monte Castelo, Santa Isabel do Ivaí, Santa Mônica e São Pedro do Paraná.

Os municípios fazem divisa com os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul e também têm proximidade de fronteira com o Paraguai. A entidade, de personalidade jurídica de direito público e natureza autárquica, tem o intuito de desenvolver os municípios que a compõem e representá-los junto aos governos federal e estadual para planejar e adotar medidas nos assuntos de interesse em comum.

PRESENÇAS – Estiveram presentes o deputado estadual Luiz Claudio Romanelli; os prefeitos; o comandante do 3ª CIPM de Loanda, major Josmar Francisco Moreira; o comandante do 9º Subgrupamento de Bombeiros Independente de Paranavaí, major Jardel Santos; o comandante do Batalhão de Polícia Ambiental de Umuarama, tenente Namur Hamilton Zandona; e do 13º Batalhão de Polícia Militar Guaíra, tenente Vitor Voltolini Jr.