Estado e lideranças da região de Toledo discutem ações para incentivar geração de emprego

O secretário de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes, apresentou nesta terça-feira (14) a prefeitos e representantes do escritório regional da pasta ações a serem articuladas em parceria com as prefeituras para preenchimento das vagas com maior celeridade.
Publicação
14/02/2023 - 17:50

Confira o áudio desta notícia

Destaque na oferta de empregos, as Agências do Trabalhador da Região Metropolitana de Toledo iniciaram a semana com 2.254 vagas abertas com carteira assinada, atrás apenas da Grande Curitiba, com 2.292 oportunidades. O secretário de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes, apresentou nesta terça-feira (14) a prefeitos e representantes do escritório regional da pasta ações a serem articuladas em parceria com as prefeituras para preenchimento das vagas com maior celeridade.

Ele destacou que o Governo do Estado atua em duas frentes para promover a empregabilidade. “Uma delas é a criação de postos de trabalho, com o avanço de políticas pontuais para alavancar o crescimento da economia. A outra é a intermediação de mão de obra através da estrutura da rede Sine estadual. Para a região de Toledo, que tem se desenvolvido muito nos últimos anos, gerando grande oferta de emprego, faremos uma força-tarefa, garantindo o preenchimento do maior número possível de vagas”, afirmou Moraes.

Outro ponto destacado por ele aos prefeitos foi o investimento do Governo em parcerias para oferecer qualificação profissional gratuita em unidades móveis. “As escolas do Senai, por exemplo, levam aos municípios a capacitação profissional exigida por empregadores. A ausência de mão de obra qualificada é, na maior parte dos casos, responsável pela permanência de vagas desocupadas, sobretudo na indústria", disse.

Neste mês, o Governo do Estado renovou a parceria com Senai-PR para abertura de 505 vagas de qualificação em 13 cidades, incluindo Toledo e Marechal Cândido Rondon, por meio do programa Qualifica Paraná. Serão ofertadas 505 vagas em 26 turmas para formação em cursos nas áreas de Confecção, Eletricidade Industrial, Refrigeração, Panificação, Mecânica Automotiva, Elétrica Automotiva, Manutenção de Motocicletas e Mecânica Industrial.

Ao todo, serão ministradas 4.320 horas/aula com o intercâmbio de conhecimento técnico e implementação de treinamentos por meio das unidades móveis. Os recursos são oriundos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e do Fundo Estadual do Trabalho (FET).

TOLEDO EM DESTAQUE – Toledo fechou 2022 com saldo de 3.574 vagas, fruto de 32.694 contratações e 29.120 demissões. Foi o sexto melhor resultado absoluto no Paraná, atrás apenas de Curitiba, Londrina, São José dos Pinhais, Maringá e Ponta Grossa. O Estado encerrou o ano passado com 118.149 novos postos de trabalho formais.

GALERIA DE IMAGENS