Estado e governanças regionais vão levar sugestões de políticas de turismo ao governo federal

O documento será elaborado a partir dos debates da Pré-Conferência Paranaense de Governanças Regionais, evento que aconteceu em Guarapuava, com a presença de 46 dirigentes e empreendedores do setor.
Publicação
11/07/2024 - 16:52
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Secretaria do Turismo do Paraná entregará uma carta ao Ministério do Turismo com propostas e contribuições listadas nesta quarta-feira (10) por 14 Instâncias de Governança Regionais (IGRs). O documento será elaborado a partir dos debates da Pré-Conferência Paranaense de Governanças Regionais, evento que aconteceu em Guarapuava, com a presença de 46 dirigentes e empreendedores do setor.

As propostas levantadas pelos participantes, que atuam diretamente no fomento do turismo das suas regiões, serão entregues durante o Salão Nacional do Turismo, que acontece entre 8 e 11 de agosto no Rio de Janeiro. O objetivo é contribuir para o avanço da Política Nacional do Turismo, bem como para a constituição do Ecossistema de Regionalização do Turismo, que está em desenvolvimento junto à Câmara Temática da Regionalização do Turismo, no Conselho Nacional.

Os dois temas foram abordados pelo Ministério no mês passado, em Foz do Iguaçu, durante o Festival das Cataratas, na Conferência de Governanças Regionais do Turismo da Macrorregião Sul e Sudeste, com representantes do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

“Essa reunião com as IGRs é um resultado dos debates levantados pelo governo federal. Estamos, enquanto Secretaria de Estado e instituições que atuam com o turismo regional, levando nossas contribuições ao governo federal para os dois temas propostos”, disse a coordenadora de Gestão e Sustentabilidade da secretaria, Anna Vargas.

APONTAMENTOS - As sugestões e contribuições das IGRs serão elencadas em uma carta oficial nos próximos dias. Entre elas está a gestão compartilhada do programa de regionalização do turismo.

“A intenção é de caráter colaborativo, democrático, transparente e participativo. As IGRs enxergam a Secretaria como elo de discussão com o Ministério do Turismo para o avanço da Política Nacional do Turismo e a constituição do Ecossistema de Regionalização do Turismo”, destacou Luciane Rosas, chefe do Núcleo Regional do Turismo em Ponta Grossa.

“Após essa Pré-Conferência Paranaense de Governanças Regionais, novas conferências e reuniões serão realizadas para ampliar os debates com as Instâncias e demais instituições do setor em relação às possíveis mudanças a serem determinadas pelo Ministério do Turismo”, destacou a assessora técnica Alessandra de Paula Xavier.

GALERIA DE IMAGENS