Estado e Prefeitura de Rolândia concluem grande pacote de investimentos

São obras de infraestrutura urbana, educação, saúde e saneamento básico realizadas desde 2021. O Governo do Estado destinou R$ 67,4 milhões e R$ 43,4 milhões são da Sanepar. Só neste ano, a companhia aporta R$ 30 milhões em esgoto e água.
02/07/2024 - 17:56

O governador em exercício Darci Piana e o prefeito de Rolândia, Ailton Maistro, fizeram nesta terça-feira (2) um balanço dos investimentos do Governo do Estado desde 2021 na cidade, localizada na região Norte do Estado. Ao todo, são mais de R$ 110 milhões em recursos do Estado e da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). O tema foi tratado em encontro no Palácio Iguaçu, em Curitiba.

Do total de recursos, R$ 67,4 milhões estão sendo investidos pelo Estado em obras nas áreas da saúde, educação, cultura e esporte. Outros R$ 43,4 milhões foram investidos pela Sanepar em melhoria no atendimento da população. Um novo ciclo de investimentos da Companhia pode alcançar R$ 300 milhões até 2048.

Piana destacou que os investimentos públicos têm melhorado a vida das pessoas e resultado na instalação de grandes empresas na cidade. “São mais de 60 obras que estão sendo feitas em parceria com a prefeitura, além dos investimentos privados que estão acontecendo em Rolândia”, disse. “Quando se aprimora a infraestrutura, vem empresário de fora para investir. É o caso da JBS, que investiu mais de R$ 1 bilhão na fábrica de alimentos. Isso é benefício para a gente de Rolândia, gerando emprego e renda e, por consequência, o crescimento da cidade”.

Segundo o prefeito Ailton Maistro, as intervenções realizadas em Rolândia garantem mais qualidade de vida para os moradores. “Esse volume já vem desde 2021, integrando todas as áreas. São obras na educação, saúde, recape asfáltico, readequação de estradas com pedra irregular na zona rural”, explicou o prefeito. “Somos o quinto maior produtor de aves do Paraná, temos grandes plantas da JBS, da Lar, indústrias como a Selmi. Por isso, temos que cuidar de toda a cidade, incluindo a zona rural, porque transportamos muita carga viva e o escoamento da nossa safra”.

POR SETOR – Do total de R$ 67,4 milhões de recursos públicos, foram destinados à infraestrutura urbana, desde 2021, R$ 35,77 milhões para recape e asfaltamento de vias, entre elas a Avenida Hungria e seus acessos, ruas do Parque Industrial Barra Grande e a pavimentação do Jardim Ibicatu.

Foram destinados recursos para a construção do Pronto Atendimento Municipal (PAM), no valor de R$ 3,5 milhões, um destaque entre os investimentos em saúde. A nova unidade terá estrutura de 812 metros quadrados e oferecerá serviços de consultas e triagem, exames, suturas e atendimento de emergência, além de aplicação de medicamentos e apoio diagnóstico para pacientes, com capacidade de até 2,1 mil atendimentos ao mês, de baixa e média complexidade.

A educação também recebeu investimentos em obras de CMEIs e salas de aula. Somente na construção de uma escola com 12 salas de aula no Jardim Nobre foram repassados R$ 4,8 milhões do Estado, obra que já está em andamento. Na educação infantil, R$ 2,1 milhões foram investidos para reforma e ampliação do CMEI José Perazolo, já concluída.

Pela Sanepar, os investimentos somam R$ 43,4 milhões, entre intervenções concluídas e em andamento. Foram R$ 7,5 milhões em 2022; R$ 5,96 milhões em 2023; e, neste ano, R$ 30 milhões em investimentos que estão em andamento, sendo R$ 14 milhões em esgoto e R$ 16 milhões em água.

INVESTIMENTOS PRIVADOS  Com a série de investimentos públicos na cidade, grandes empresas têm buscado se instalar na cidade. É o caso da JBS, que inaugurou sua nova fábrica em 2023, com investimento superior a R$ 1 bilhão. A empresa já conta com uma expansão planejada para todas as linhas produtivas da unidade no município.

Outro grande investimento é da cooperativa Lar, que inaugurou um novo frigorífico na cidade em 2020. O complexo industrial conta com um abatedouro de aves com capacidade de processamento diário de 175 mil frangos, uma fábrica de rações com capacidade de produzir 19 mil toneladas/mês e uma unidade de recepção e beneficiamento de grãos com capacidade de 16,8 mil toneladas.

PRESENÇAS – Participaram do encontro o deputado estadual Cobra Repórter e os secretários municipais Paulo Rogério de Lima (Administração) e Zeca Salgueiro (Planejamento).