Estado e Guaratuba vão compartilhar informações estratégias na segurança pública

Termo de Cooperação foi assinado nesta sexta-feira (16). A medida vai permitir maior agilidade nas investigações por parte da Segurança e autonomia para que o município acesse algumas informações de interesse com mais facilidade.
16/07/2021 - 18:30

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) e a Prefeitura de Guaratuba, no Litoral, vão compartilhar informações gerais e de segurança, conforme o Termo de Cooperação Técnica assinado nesta sexta-feira (16). A medida vai permitir maior agilidade nas investigações e autonomia para que o município acesse alguns dados de interesse com mais facilidade.

De acordo com o secretário estadual da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, o trabalho integrado entre municípios e Estado é um dos pilares da pasta, para que os resultados possam ter mais celeridade nos projetos e ações, como a Operação Verão Consciente.

“Essas trocas de informações com o munícipio de Guaratuba já vêm sendo realizadas, pois acontecem na prática durante a temporada de verão, de dezembro a março. Agora, com essa assinatura, vamos também ter a conectividade e receber a informação em tempo real”, disse.

De acordo com o prefeito de Guaratuba, Roberto Justus, a política moderno na área da segurança pública passa pela informação e inteligência, o que dimensiona o planejamento com números reais.

“Esse convênio vem justamente para fortalecer ainda mais o excelente trabalho que a Secretaria de Segurança Pública tem prestado à nossa cidade. Para nós, que temos uma condição bastante favorável, com o centro de controle operacional do monitoramento por câmera e um relacionamento consolidado com as polícias Civil e Militar, vai permitir que avancemos ainda mais no combate à criminalidade”, afirmou.

O objetivo do convênio é dar maior agilidade e eficiência ao trabalho das forças de segurança, integrando às Guardas Municipais ao sistema estadual. A cidade de Guaratuba agora poderá acessar os Boletins de Ocorrência Unificados (BOU), desde a confecção, até consultas e demais informações. O município também tem a possibilidade de verificar informações do Business Intelligence (BI), ferramenta da Secretaria da Segurança Pública que possui estatísticas criminais.

TERMOS – A Secretaria da Segurança Pública do Paraná já assinou termos similares com guardas municipais de 27 cidades paranaenses, incluindo Guaratuba. No início deste mês também foi assinado com a prefeitura de Fazenda Rio Grande.

PRESENÇAS – Também participaram da assinatura o secretário da Segurança Pública de Guaratuba, Jacson José Braga; o assessor Militar da Sesp, coronel Adilson Luiz Correia dos Santos; o assessor da Polícia Civil, delegado Vinicius Augustus de Carvalho; o coordenador do Centro de Análise, Planejamento e Estatística (CAPE), capitão Claudio Todisco Silveira; e o deputado estadual Nelson Justus.