Estado e Fiep assinam acordo para fortalecer atuação de parques tecnológicos no Paraná

O propósito é viabilizar oportunidades de cooperação em projetos de inovação em âmbito estadual e iniciativas que possam agregar aos parques tecnológicos, bem como ao ecossistema de inovação local.
29/09/2023 - 16:00

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), a Secretaria estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) assinaram nesta sexta-feira (29) um memorando de entendimentos para fortalecer ações conjuntas entre seus parques tecnológicos. O propósito é viabilizar oportunidades de cooperação em projetos de inovação em âmbito estadual e iniciativas que possam agregar aos parques, bem como ao ecossistema de inovação local.

Tanto o Tecpar quanto o Sistema Fiep receberam recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), para apoio ao desenvolvimento aos seus parques tecnológicos.

De acordo com o diretor-presidente do Tecpar, Celso Kloss, a intenção do acordo é ampliar e fortalecer os ambientes de inovação no Paraná, com foco em aumentar a sinergia entre as instituições. "Os parques tecnológicos são importantes ativos de inovação no país e o acordo entre o Tecpar, a Seti e a Fiep irá incrementar as estruturas de inovação tecnológica no nosso Estado. Com isso, podemos trabalhar conjuntamente nas ações que promovam a inovação", disse.

Para o presidente do Sistema Fiep, Carlos Valter Martins Pedro, a cooperação da entidade com o Tecpar e a Seti vai potencializar os parques tecnológicos em implantação no Paraná. “São instrumentos importantes para o desenvolvimento industrial e é fundamental termos o apoio de diferentes esferas de governo e de instituições de pesquisa. Esta parceria vai dar impulso a essas inciativas, fortalecendo ainda mais a indústria paranaense”, acrescentou.

Segundo o diretor-geral da Seti, Jamil Abdanur Junior, esse ato é mais um aceno para fortalecer o trabalho colaborativo que vem sendo desenvolvido entre a Seti, o Tecpar e a Fiep ao longo dos últimos anos. “Essa união de esforços, no sentido de viabilizar uma política pública ou uma proposta que beneficie todos os cidadãos, trará benefícios para essas instituições e para o sistema como um todo. A ciência no Paraná vive um momento especial e é extremamente importante que outros parques que serão criados ou já implementados também possam ser beneficiados”, afirmou.

O secretário-executivo do Sistema Paranaense de Parques Tecnológicos (Separtec), José Maurino Oliveira Martins; e Ariane Hinça Schneider, da Fiep, também estiveram presentes na solenidade de assinatura do acordo.

PARQUE TECNOLÓGICO DA SAÚDE – O Tecpar é referência na produção de medicamentos biológicos, vacinas e kits de diagnóstico para uso animal e humano. No Parque Tecnológico da Saúde, localizado em Curitiba, estão instalados, além do próprio Tecpar, o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), que desenvolve soluções focadas em saúde e bem-estar social, e o Instituto Carlos Chagas (ICC), unidade técnico-científica regional da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Paraná.

O parque também abriga a Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec), considerada a principal porta de entrada para empresas inovadoras e de base tecnológica da área da saúde. A Intec atua para inserir no mercado produtos e serviços desenvolvidos por essas empresas.

O projeto do Tecpar aprovado pela Finep prevê R$ 14 milhões para a modernização da estrutura de laboratórios multiusuários de saúde e meio ambiente do Parque Tecnológico da Saúde. A partir desse investimento, a instituição pretende agilizar diagnósticos e a proposição de soluções para empresas instaladas no próprio parque e também demandas externas. O aporte financeiro será aplicado na aquisição de equipamentos e em obras de adequação física da estrutura laboratorial, a fim de dinamizar o atendimento às empresas associadas e incubadas.

PARQUE TECNOLÓGICO DA INDÚSTRIA – Sediado no Câmpus da Indústria Sistema Fiep, em Curitiba, o Parque Tecnológico da Indústria é um complexo científico-tecnológico com foco em mobilidade, impulsionado pelo Senai Paraná, com apoio do IPPUC, UFPR e Senai Santa Catarina e financiado pela Finep, que será inaugurado no primeiro semestre de 2024.

Por meio de todas as suas soluções, parcerias e infraestrutura, objetiva desenvolver tecnologias para gerar inovação, bem-estar, crescimento econômico e desenvolvimento social. Inicialmente, o foco será em transporte público, veículos leves de cargas/pessoas e micromobilidade.

O complexo do Câmpus da Indústria já conta com Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica, Aceleradora de Startups, Habitat Senai, Agência de Fomento, Educação Superior, Institutos de Pesquisa e Órgãos do Governo, como a Fundação Araucária.