Estado e C.Vale autorizam início da construção do contorno de Palotina

Orçadas em R$ 169,3 milhões, as obras começam nesta quinta-feira (2) e devem ser concluídas em dois anos. Projeto envolve 15,2 quilômetros de pistas, trevos, rotatórias e viaduto ligando Palotina a Assis Chateaubriand, Toledo, Francisco Alves e Terra Roxa.
01/08/2024 - 12:00

Representantes do Governo do Estado e da cooperativa C.Vale concluíram nesta quarta-feira (1º) os últimos trâmites para dar início à construção do contorno rodoviário de Palotina em um ato próximo ao trevo do complexo agroindustrial da cooperativa. A partir desta quinta-feira (2), as obras, orçadas em R$ 169,3 milhões, já serão iniciadas, com previsão de serem finalizadas em um prazo de dois anos.

No total, o contorno terá 15,2 quilômetros de extensão, sendo 5,4 quilômetros de pista dupla e 4,8 quilômetros com terceira faixa, com execução da construtora Castilho. O projeto também contempla viaduto, trevos e rotatórias, além de conexões nas saídas de Palotina para Assis Chateaubriand e Terra Roxa, pela PR-364, e para Francisco Alves e Umuarama, pela PR-182.

O investimento foi viabilizado em um convênio firmado pelo poder público estadual, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), com a cooperativa, que prevê que a obra seja conduzida pela C.Vale, com abatimento de impostos estaduais, em especial do ICMS, de forma proporcional ao volume que será investido. “Os créditos do ICMS serão transferidos pelo Estado, o que permitirá à C.Vale direcionar recursos para a execução das obras”, disse o presidente da cooperativa, Alfredo Lang.

A Prefeitura de Palotina também está envolvida no projeto mediante a desapropriação de áreas ocupadas às margens da rodovia.

AGILIDADE E SEGURANÇA – A partir da liberação do novo contorno, o perímetro urbano de Palotina não terá mais a circulação de caminhões pesados que saem de Cascavel e Toledo pela PR-182 ou de motoristas que seguem em direção ao Noroeste do Estado. Segundo o secretário estadual da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, a medida dará mais agilidade ao transporte de cargas e ao tráfego rodoviário na região, ao mesmo tempo em que deverá garantir mais segurança à população da cidade.

“Este é um projeto completo, que soluciona a logística dos produtores, melhorando o fluxo de caminhões e dando mais celeridade ao escoamento da produção, e também a segurança para os moradores, já que vamos tirar muitos veículos da área urbana da cidade”, disse o secretário.

A obra é aguardada há anos pelo setor produtivo de Palotina devido ao crescimento da região e ao consequente aumento no fluxo de veículos que passa pela cidade. Em 2018, uma ordem de serviço chegou a ser assinada, com a execução de algumas obras, mas o contrato foi rescindido em 2022.

Com a retomada do projeto, a intervenção passou por uma revisão para contemplar a demanda futura do transporte de cargas no Oeste do Paraná. A projeção é que, até 2030, mais de 5,5 mil veículos passem pelo trecho diariamente.

MAIS INVESTIMENTOS – No mesmo ato em que firmou o convênio com a C.Vale para a construção do contorno, em 13 de junho, o governador Carlos Massa Ratinho Junior liberou mais R$ 42 milhões para a pavimentação de vias urbanas de Palotina que dão acesso à PR-182.