Uma parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel) está disponibilizando 80 vagas em cursos gratuitos de auxiliar de cozinha e atendimento em salão de restaurantes.
“O setor de bares e restaurantes tende a crescer nos próximos meses, uma vez que as pessoas estão se vacinando cada vez mais e os estabelecimentos reabriram depois do período de restrições sanitárias intensas. Muitas vagas estão abertas e com poucas alternativas de formação profissional”, afirma o secretário Ney Leprevost.
Os cursos gratuitos da Abrasel e Secretaria da Justiça, Família e Trabalho são destinados a jovens de 18 a 29 anos, de Curitiba e Região Metropolitana. Os estudantes selecionados têm direito a material didático, vale-transporte e uniforme, sendo que no final do curso serão encaminhados automaticamente aos restaurantes cadastrados para contratação com carteira assinada.
“Esses alunos já saem empregados e contratados, pois a lista de restaurantes esperando mão de obra qualificada é maior do que as vagas que ofertamos”, explica o presidente da Abrasel-PR, Nelson Goulart.
O diretor executivo da Abrasel-PR, Luciano Bartolomeu, informa que hoje existem 200 vagas de empregos disponíveis no setor para início imediato. Essas vagas estão à disposição dos candidatos nas Agências do Trabalhador de Curitiba e Região Metropolitana.
“Essa parceria é muito importante para o nosso segmento, uma vez que não existem cursos gratuitos de qualidade no setor, ao mesmo tempo em que os estabelecimentos têm muitas vagas que precisam ser preenchidas”, acrescenta.
CURSOS – Serão duas turmas de capacitação para atendimento no salão, com 30 horas de duração cada uma, e outras duas turmas para capacitação em cozinha, com 60 horas de duração cada uma.
O processo seletivo para os cursos gratuitos da Abrasel é realizado em quatro etapas: avaliação de ficha de inscrição, redação, entrevista telefônica e presencial. Os interessados podem se inscrever por este formulário online. O objetivo é fechar as turmas até o dia 30 de janeiro.