A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest) organizou dois materiais de apoio aos prefeitos do Paraná. Os conteúdos, disponibilizados nas versões impressas e digital, começaram a ser distribuídos nesta quinta-feira (13), durante o evento Paraná Mais Cidades, em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná. O encontro, que reúne lideranças dos 399 municípios do Estado, tem como objetivo apresentar programas do governo aos novos gestores municipais, que assumiram a gestão em 2025.
“Montamos o passo a passo para a cidade se tornar mais sustentável, o caminho para chegar às ações e projetos ofertados pelo Governo do Estado”, explica o secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável, Everton Souza.
O primeiro deles é um guia ambiental com as explicações necessárias para que o gestor público acesse os serviços oferecidos pela pasta e suas coligadas – Instituto Água e Terra (IAT) e Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). A cartilha tem 42 páginas e detalha processos para a formalização de convênios para a execução de obras como as de combate à erosão, perfuração de poços em comunidades mais afastadas e mecanismos de regularização fundiária, entre outras.
“Oferecemos uma breve explicação dos projetos, como solicitar as propostas e os contatos dos responsáveis de cada área. Um material autoexplicativo, que deve ficar sempre à mão dos prefeitos e secretários municipais”, diz Souza.
O segundo material é uma revista com conteúdos voltados para o incentivo à conservação da biodiversidade, como o ICMS Ecológico; estratégias sustentáveis com foco na exploração de matrizes energéticas limpas; e ações de combate às mudanças climáticas, como o Selo Clima Paraná e o Poliniza Paraná.
Essa é a segunda edição da revista. A primeira, em inglês, foi distribuída durante a Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade (COP16), em outubro, na Colômbia. A versão em espanhol está em fase final de produção.
“Criamos conteúdos que valorizam as iniciativas estabelecidas pelo governador Ratinho Junior, que fizeram do Paraná referência mundial em sustentabilidade, e também, de uma maneira bem didática, como chegar até essas propostas”, destaca Souza. “É a municipalização da rede sustentável criada pelo Governo do Estado”, acrescenta ele.
PARANÁ MAIS CIDADES – O evento visa modernizar a gestão pública e fortalecer a parceria entre os municípios e o Estado, oferecendo palestras, workshops e uma Feira de Serviços. Nesta feira, os participantes têm a oportunidade de interagir diretamente com as Secretarias de Estado e representantes de órgãos como a Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas, Ministério Público, Defensoria Pública e Sistema S, Sebrae/PR, promovendo uma agenda completa de contatos para fortalecer a eficiência na gestão pública. O evento conta com o patrocínio do BRDE, Celepar, Copel, Detran/PR, Fomento Paraná, Paraná Projetos, Portos do Paraná e Sanepar.