Estado contrata restauração do monumento rodoviário de Poty Lazzarotto

Obra do artista que completaria 100 anos em 2024 conta com investimento de R$ 210 mil para revitalizar monumento localizado em Palmas, no Sudoeste, próximo ao Viaduto da Codapar.
19/07/2024 - 10:25

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), formalizou a contratação da obra de restauração do Monumento Rodoviário Curitiba/Palmas, do artista Poty Lazzarotto, que neste ano completaria 100 anos de idade. O investimento do Estado será de R$ 210 mil.

O monumento fica localizado próximo à interseção em desnível conhecida como Trevo da Codapar, no entroncamento da PRC-280 com a Avenida Bento Munhoz da Rocha, em Palmas, na região Sudoeste do Estado.

Agora, a empresa contratada irá elaborar e apresentar um plano de trabalho, que será analisado pelo DER/PR e pela Coordenação do Patrimônio Cultural da Secretaria estadual da Cultura. Após o plano ser aprovado, com possíveis revisões, será emitida Ordem de Serviço determinando a data de início da obra, que terá duração prevista de 60 dias.

Estes serviços vão seguir diretrizes da Coordenação do Patrimônio Cultural e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), contemplando limpeza, tratamento, recuperação e recomposição, entre outros.

A peça marca a inauguração da rodovia PRC-280, em 1978, e tendo sido tombada em 2015. Atualmente ela apresenta degradação natural pela ação do tempo, bem como marcas de vandalismo e furtos, inclusive das placas de bronze de sua inauguração.

Sua restauração atende solicitação da Coordenação do Patrimônio Cultural e da Assembleia Legislativa do Paraná, com o DER/PR passando a garantir a manutenção da obra de arte, apesar de ela não estar na faixa de domínio da rodovia.

RODOVIA – Esta é mais uma das obras do DER/PR que beneficia o município de Palmas, com as demais atendendo especificamente a rodovia PRC-280. Além da restauração em concreto até o entroncamento com a BR-153 em General Carneiro, já concluída, está em andamento obra semelhante até Clevelândia, ambas utilizando a técnica whitetopping. Além disso, o próprio Viaduto da Codapar passou por obra de manutenção e conservação, no ano passado.

A PRC-280 faz a ligação entre a região Sudoeste e a Capital, e é considerada um dos mais importantes corredores logísticos estaduais, rota de carga entre a região Oeste e o Porto de Paranaguá, ou mesmo para os portos catarinenses.

POTY – Poty Lazzarotto (Curitiba, 1924-1998) trilhou seu caminho a partir do desenho, aprofundando-se, em seguida, na gravura, da qual se tornou um mestre, sendo o criador do primeiro curso de gravura do Museu de Arte de São Paulo (Masp). Muito de sua produção é biográfica, indo de lembranças de menino em torno de trilhos e vagões de trem a registros de tipos curitibanos e dos cenários que eles habitam.

Poty é direto e sem rodeios em seus desenhos e gravuras. Foi com essa característica espontânea que ilustrou diversas obras da literatura brasileira, como “Os Sertões”, de Euclides da Cunha, e “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa. Não poderia, também, ter deixado de dar a vida aos curitibanos controversos retratados nos contos de outro ícone paranaense, Dalton Trevisan.

Não bastasse sua presença na literatura, Poty deixou sua marca em toda Curitiba por meio de seus monumentos ou painéis de azulejo e de concreto aparente, prática que se iniciou com o painel “Desenvolvimento histórico do Paraná”, de 1953, na Praça 19 de Dezembro.