Estado certifica profissionais de residência para modernização de serviços públicos

São 56 profissionais que finalizaram o curso de especialização ofertado pelo Programa de Residência Técnica em Inovação, Transformação Digital e E-Gov (Integre). O curso é voltado para a melhoria da eficiência e da agilidade dos serviços públicos em diferentes setores de atuação.
17/07/2024 - 17:02

O Governo do Estado entregou os certificados para os 56 concluintes do curso de especialização ofertado pelo Programa de Residência Técnica em Inovação, Transformação Digital e E-Gov (Integre). O curso é voltado para a melhoria da eficiência e da agilidade dos serviços públicos em diferentes setores de atuação.

A coordenação pedagógica e administrativa do curso está com a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Os profissionais participaram ao longo de 2021 a 2023 de disciplinas ofertadas pela universidade nas áreas de ambientação aos processos de transformação digital, análise e aplicação de dados e interação entre a sociedade com as inovações tecnológicas. Durante esse período, os residentes também desenvolveram atividades práticas em diferentes órgãos da administração direta e autárquica.

O objetivo é estimular os profissionais para o uso responsável e proativo de todo o potencial das tecnologias digitais, a fim de contribuir para o aumento da produtividade e da competitividade do Estado. Dessa forma, uma das propostas do programa é atualizar os processos empregados no âmbito do poder público e ampliar a capacidade de solução de desafios.

A coordenadora estadual do programa, Fátima Padoan, destaca a importância da iniciativa para o aperfeiçoamento de profissionais no âmbito do poder público. “É uma oportunidade para a continuidade da formação profissional de servidores públicos do estado do Paraná e profissionais recém-graduados, a partir da especialização e das atividades práticas realizadas nos órgãos e repartições públicas do Estado”, afirma.

NOVA TURMA – A segunda turma do Programa Integre iniciou as atividades em setembro de 2023, com previsão de encerramento para agosto de 2025. Os novos residentes possuem formação em cursos como Administração, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Civil, Jornalismo, entre outras áreas de formação. Os profissionais cumprem 30 horas semanais de atividades práticas, recebem bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 2.375 e auxílio-transporte.

Com amparo na Lei nº 20.086/2019, o programa de Residência Técnica é uma política pública de Estado coordenada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) em parceria com as sete universidades estaduais, e em conjunto, com diversos órgãos e autarquias da Administração Pública Direta.

A iniciativa é voltada para profissionais recém-formados e consiste na oferta de um curso de especialização, na modalidade do ensino a distância, associado ao desenvolvimento de atividades práticas diárias em órgãos públicos estaduais. Parte das vagas ofertadas é reservada para servidores públicos.

INVESTIMENTOS – O Governo do Paraná investiu, até o momento, cerca de R$ 262,3 milhões destinados, principalmente, para o custeio de bolsas-auxílio no decorrer de 25 edições do programa de Residência Técnica realizadas desde 2013. As residências já abordaram temas como gestão pública, ciências forenses, projetos e obras públicas e economia rural, sendo que a última edição lançada, de gestão em turismo, iniciará as atividades em setembro deste ano.