Estado aumenta carga horária nas Casas Familiares Rurais

Governador Carlos Massa Ratinho Junior autorizou a ampliação da permanência dos técnicos que acompanham o dia a dia dos estudantes em cada uma das 22 unidades. Nova carga horária vai depender da estrutura dos cursos ofertados.
25/09/2019 - 14:20

O Governo do Estado vai ampliar o atendimento das 22 Casas Familiares Rurais (CFRs) espalhadas pelo Paraná, modelo que integra o ensino formal à qualificação profissional dos filhos de agricultores familiares paranaenses em regime de alternância. O governador Carlos Massa Ratinho Junior autorizou o aumento na carga horária dos técnicos que acompanham de perto o dia a dia dos estudantes em cada uma das unidades.

A medida atende demanda defendida pelo líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Hussein Bakri, e o anúncio foi feito na terça-feira (24) em reunião no Palácio Iguaçu que contou com a presença do secretário da Educação e do Esporte, Renato Feder, do superintendente de Articulação Regional da Casa Civil, Gugu Bueno, de prefeitos e coordenadores das CFRs.

A quantia de horas dos profissionais nas áreas veterinária, agronômica e de coordenação varia de 13 horas a 56 horas, a depender da estrutura dos cursos ofertados. A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte informa que a pasta fará uma análise detalhada para definir de quanto será a ampliação da carga horária.

“Esse aumento é importante para garantir o desenvolvimento das atividades, dentre elas visitas à propriedade das famílias dos alunos, essenciais na pedagogia da alternância que é utilizada nas casas familiares”, explicou Feder.

Com o aumento da carga horária, os técnicos poderão a acompanhar os alunos in loco nas propriedades. Atualmente o projeto atende diretamente 2,5 mil famílias. Elas funcionam em um modelo de alternância, em que os alunos passam um período na unidade de ensino em regime de internato e o restante na sua propriedade, integrando a teoria com a prática. São ofertados 18 cursos técnicos e quatro não técnicos – Ensino Médio com qualificação profissional.

“A metodologia de ensino é fantástica porque garante a permanência dos jovens no campo e estimula a produção agrícola nas comunidades. Por isso, o objetivo do Governo é modernizar as CFRs e permitir um salto na qualidade do ensino”, afirmou Hussein Bakri, líder do Governo e presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa.

As Casas Familiares Rurais estão nos municípios de Cascavel, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Guarapuava, Ibati, Ivaiporã, Pato Branco, Pitanga, Telêmaco Borba, Umuarama e União da Vitória.

“Temos certeza que o Governo se sensibilizou quanto à importância das CFRs e, dentro do possível, atenderá nossas outras pautas, como a manutenção dos profissionais sem trocas todos os anos, a ampliação do nosso fundo rotativo, o acompanhamento de equipes que qualifiquem nossos profissionais”, comemorou Marco Antonio Geffer, coordenador da Casa Familiar Rural de Santa Maria do Oeste.

HISTÓRICO – Implantadas no Paraná em 1988, as Casas Familiares Rurais são um modelo que integra o ensino formal à qualificação profissional dos filhos de agricultores familiares. Elas funcionam em uma metodologia de alternância, em que o aluno passa um período na unidade de ensino em regime de internato, no qual tem aulas teóricas de Biologia, Matemática, Produção Animal e Vegetal, Agroindústria; e o restante na sua propriedade, onde coloca em prática o conhecimento adquirido em sala de aula.