Estado apresenta planejamento para formação de governança do Sistema Paranaense de Inovação

Durante a 1ª edição do Festival Internacional de Inovação de Londrina, o Governo do Estado apresentou os próximos passos para a consolidação da governança Sistema Paranaense de Inovação, como iniciativas de desenvolvimento econômico e social nos municípios.
Publicação
06/12/2024 - 18:00

Confira o áudio desta notícia

O Governo do Estado apresentou nesta sexta-feira (06), durante o Festival Internacional de Inovação de Londrina (FIIL), o detalhamento estratégico da Governança do Sistema Paranaense de Inovação (SPI).

Iniciada em outubro, a ação é coordenada pela Secretaria da Inovação Modernização e Transformação Digital (SEI), em conjunto com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e a Secretaria do Planejamento (SEPL). O objetivo da governança é criar um grupo de trabalho que una esforços entre órgãos públicos, universidades, empresas e organizações da sociedade civil, em todas as hélices que compõem o SPI, para criar um ambiente mais dinâmico e integrado de inovação, ciência e tecnologia no Paraná.

No evento, a SEI detalhou os próximos passos para a consolidação da governança, apresentando o planejamento estratégico do SPI, que inclui ações para desenvolver o ecossistema de inovação do Estado. Entre elas, está o trabalho em conjunto com os municípios para a implantação de um conselho e um fundo de inovação nos mesmos.

Outro ponto são iniciativas voltadas à educação tecnológica e à qualificação de jovens em áreas como programação, robótica e informática, visando não só o desenvolvimento econômico e social dos municípios, como tornar as cidades laboratórios onde sejam criadas soluções inovadoras que tragam benefícios à população.

“Queremos olhar para os eixos que envolvem o próprio ecossistema de inovação do Estado e explorar dentro da visão dos participantes da governança quais as ações que precisamos desenvolver para fortalecer esse ambiente”, explica o diretor de Inovação da SEI, Fabrício Bianchi.

A ideia é que ao reunir representantes de diversas áreas de atuação, seja possível entender as demandas das regiões do Paraná e utilizar a inovação como um agente transformador nos municípios, por meio de políticas públicas, incentivo a pesquisas e capacitações.

Instituído pela Lei 20.541, o SPI estabelece uma base sólida para o fomento à inovação no Estado. A legislação define os principais atores, como as Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), startups, parques tecnológicos e incubadoras, e estabelece incentivos para promover avanços. Além disso, a lei garante que esses atores trabalhem em sinergia, integrando projetos que transformem o ambiente produtivo local.

FIIL 2024 – A 1ª edição do Festival Internacional de Inovação de Londrina acontece entre os dias 5 e 8 de dezembro, no Parque Ney Braga. Com mais de 60 palestrantes, painéis e hackathons, o evento promove discussões sobre temas como cidades inteligentes, turismo, saúde e educação.

O FIIL 2024 é promovido pela Estação 43, ecossistema de inovação de Londrina, organizado pela FB Group e apoiado por 12 governanças regionais de diferentes setores.

Além de ser um dos apoiadores do festival, o Governo do Estado conta com o estande Arena Paraná, onde apresenta projetos e iniciativas que destacam o protagonismo do Paraná em tecnologia e inovação. O espaço é compartilhado entre as secretarias da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), da Ciência, Tecnologia e Ensino Superiro (Seti), além da Fundação Araucária, Celepar e Detran-PR.

GALERIA DE IMAGENS