Estado anuncia criação de hub de Govtechs e acordo com ABDI para contratações de P&D

Ambas as medidas são voltadas à busca de soluções inovadoras para a administração pública. O Hub de Govtechs vai abrigar startups e empresas voltadas à inovação no Canal da Música. Já o acordo com a ABDI visa capacitar o governo estadual para futuras contratações por meio das Encomendas Tecnológicas (Etecs).
13/08/2024 - 14:40

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), apresentou nesta terça-feira (13) novidades voltadas à inovação: a criação de um novo hub para Govtechs e um acordo de colaboração com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), do governo federal, que dará apoio técnico especializado para futuras contratações do Estado em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).

Os anúncios foram feitos em Curitiba durante a abertura do 2º Seminário Estadual de Contratação de Inovação pelo Setor Público, evento que reúne mais de 700 pessoas, entre gestores públicos, servidores, acadêmicos e público geral para discutir compras públicas voltadas à inovação.

Govtechs são empresas de tecnologia voltadas a soluções para a administração pública. O novo hub terá como sede o Canal da Música, na Capital. O espaço, que está sendo reformado, será dedicado à incubação e aceleração de startups, visando a contratação dos produtos, processos e serviços desenvolvidos por essas empresas para solucionar desafios do setor público do Paraná. A infraestrutura também oferecerá às empresas espaços de coworking, com equipamentos, sala para reuniões e palestras.

O secretário da Inovação, Alex Canziani, afirma que a iniciativa trará benefícios para os cidadãos através da modernização da gestão pública, atraindo do setor privado tecnologias voltadas para áreas como saúde, educação, agricultura e segurança pública. “Neste espaço, uma instituição será responsável por promover eventos como hackathons, seminários e diversas outras ações para fomentar startups, com o objetivo de resolver as necessidades e desafios das administrações estadual e municipal”, afirmou.

Com um investimento estimado em R$ 15 milhões, a ideia é que o espaço seja gerido pela iniciativa privada. O projeto faz parte de uma estratégia do governo estadual para fomentar a inovação tecnológica e acelerar a transformação digital e usa como base o Marco Legal das Startups e a Lei de Inovação do Paraná. “Abriremos um edital, ainda no segundo semestre que permitirá a participação de empresas privadas, públicas, associações e consórcios de empresas, garantindo que a melhor proposta seja selecionada”, explicou o secretário.

MODERNIZAÇÃO – A SEI e a ABDI assinaram um Protocolo de Intenções para oficializar uma nova colaboração entre as duas instituições. A parceria com a ABDI visa proporcionar apoio técnico especializado para futuras contratações de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). A agência conta com o primeiro Escritório de Encomendas Tecnológicas do Brasil, chamado Hubtec, que se dedica à assessoria técnica especializada para contratações públicas inovadoras e à difusão de instrumentos de compras públicas para inovação.

As Encomendas Tecnológicas (Etecs) funcionam como instrumentos que possibilitam ao governo a contratação de soluções inovadoras que ainda não estão disponíveis no mercado, com ênfase em pesquisa e desenvolvimento. Ao contrário das aquisições convencionais, nas quais o governo adquire produtos ou serviços já existentes, as Etecs se concentram na contratação de atividades voltadas para pesquisa, desenvolvimento e inovação. Isso possibilita maior agilidade e transparência em compras públicas voltadas para o setor.

O presidente da ABDI, Ricardo Cappelli, explica que a principal vantagem da encomenda tecnológica é que, em vez de adquirir um produto pronto, o comprador apresenta um problema específico e busca uma solução personalizada e inovadora, incentivando o desenvolvimento e a inovação.

“Uma maneira fácil de explicar é comparar com a compra de roupas. É a diferença entre ir a uma loja e comprar uma roupa pronta ou mandar fazer uma roupa sob medida. A encomenda tecnológica é como uma roupa sob medida: você tira as medidas do seu problema e adquire um produto perfeito, inovador, feito sob medida para resolver aquela questão específica”, explicou.

DIRETOR DE IA – Ainda na abertura do seminário, a SEI deu posse ao novo diretor de Transformação Digital, com foco em Inteligência Artificial da pasta. O anúncio da escolha do administrador curitibano Rafael Sanchez Loureiro, 43 anos, aconteceu na última quarta-feira (7). Ele será responsável por coordenar a agenda de transformação digital do Estado, utilizando IA para modernizar a administração pública. O processo seletivo, pioneiro no governo estadual, atraiu 238 candidatos de 15 estados e incluiu várias etapas de avaliação.

Loureiro tem mais de 20 anos de experiência no setor de tecnologia, tendo passagens pela Renault, Banco do Brasil e IBM. Dentro da SEI, irá atuar para tornar a gestão pública do Paraná mais eficiente e transparente com o uso de tecnologias emergentes.

PRESENÇAS – Participaram do evento o secretário do Planejamento, Guto Silva; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Fernando Guimarães; o diretor-presidente do Ipardes, Jorge Callado; diretora-geral da Procuradoria-Geral do Estado, Lucia Helena Cachoeira; a diretora da Escola de Gestão do Paraná, Aline Albano; a presidente da Casa Lide Paraná, Heloisa Garret, e a deputada federal, Luisa Canziani.