Estado anuncia R$ 41,1 milhões para pavimentação e construção de praça em Curitiba

Ao todo, 30 ruas de saibro de 10 bairros receberão as obras de pavimentação. Já as obras na Praça Bento Munhoz da Rocha Neto envolvem construção e equipamentos de lazer, como quadras, parquinhos e canchas. Anúncio foi feito pelo governador Ratinho Junior e o prefeito Rafael Greca.
17/06/2024 - 21:12

Curitiba receberá R$ 41,1 milhões de investimento do Governo do Estado para pavimentação de diversas ruas e reforma da Praça Bento Munhoz da Rocha Neto, no bairro Guaíra. A liberação de recursos foi assinada nesta segunda-feira (17) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior em cerimônia realizada no Palácio 29 de Março, sede do Executivo municipal. Ao todo, 30 ruas de saibro de 10 bairros receberão as obras de pavimentação. Além disso, o pacote prevê R$ 2,1 milhões de contrapartida do município.

Dos investimentos, R$ 40,93 milhões serão destinados para obras de pavimentação, sendo R$ 38,88 milhões do Governo do Estado, via Secretaria de Estado das Cidades (Secid), por meio de transferência voluntária, e R$ 2,04 milhões de contrapartida municipal.

São três editais de autorização para licitação que contemplam os bairros Butiatuvinha, Cachoeira, Cajuru, Campo Comprido, Novo Mundo, CIC, Riviera, São Miguel, Umbará e Uberaba.

Ratinho Junior destacou que o Paraná tem o maior programa de pavimentação asfáltica do País, o Asfalto Novo, Vida Nova. “Nesse programa, estamos, de uma só vez, asfaltando 100% de 225 cidades paranaenses, incluindo implantação de luminária de LED, galeria, calçada. O programa está transformando cidades pequenas e agora chega na nossa Capital”, destacou o governador.

“Curitiba vive um momento fantástico, eleita a cidade mais inteligente do mundo, uma das mais sustentáveis do planeta e a nossa obrigação, como Governo do Estado, é acompanhar o crescimento e a boa qualidade de vida que a cidade dá aos curitibanos”, complementou Ratinho Junior.

Além das obras de pavimentação, que totalizam 10 quilômetros de vias urbanas que ainda contam com pavimento primário, também será realizada toda a infraestrutura de drenagem, com galeria pluvial, bocas de lobo e meio-fio, dentro do programa municipal Asfalto no Saibro.

“Com esse recurso serão atendidas 30 ruas que não possuem asfalto, ajudando a atender bairros como Butiatuvinha, Umbará e Uberaba. Ou seja, o entorno da cidade vai ser contemplado”, complementou o prefeito de Curitiba, Rafael Greca.

De acordo com a secretária de Estado das Cidades, Camila Mileke Scucato, os recursos trarão melhoria na qualidade de vida da população. “Esse é um importante investimento para a Capital, fruto de uma parceria entre o município e o Governo do Estado, levando desenvolvimento e melhoria nos bairros, tirando o pó e a lama da frente da casa das pessoas”, afirmou. “São recursos a fundo perdido, sem a necessidade de devolução por parte da prefeitura”.

A lista com as ruas que serão contempladas com pavimentação pode ser conferida  AQUI .

MAIS LAZER – Além das obras de pavimentação urbana, Curitiba também recebeu recursos para reformar a Praça Bento Munhoz da Rocha Neto, no bairro Guaíra, que conta com a Unidade de Saúde Vila Guaíra, o Centro de Referência em Esporte e Atividade Física e um módulo da Guarda Municipal anexos. Serão construídas e reformadas canchas esportivas, implantado um box público de crossfit (o primeiro do gênero do Sul do País), parquinhos e áreas de convivência.

Ao todo, serão investidos R$ 2,35 milhões, sendo que o Estado, via Secid, disponibiliza R$ 2,23 milhões de recursos do Tesouro Estadual, e a prefeitura, como contrapartida, R$ 117,84 mil.

No box de crossfit, a praça contará com equipamentos de ponta e professores especializados, com aulas oferecidas gratuitamente. Outra importante intervenção será a construção de uma cancha de grama sintética com dimensões oficiais, com sistema de drenagem para garantir a sua durabilidade, e substituição das traves e demarcação das linhas de jogo. Bancos de concreto também serão instalados ao redor das áreas esportivas.

A cancha de vôlei será reformada em concreto, recebendo um novo piso sobre a base existente e a implantação de um alambrado. Na nova estrutura também será possível receber partidas de tênis e pickleball. Na parte infantil, o parquinho ganhará brinquedos e um piso de areia novos, além da implantação de um parquinho inclusivo com piso emborrachado e colorido, visando a acessibilidade de crianças com algum tipo de deficiência.

A supervisão do contrato será realizada pelo Serviço Social Autônomo Paranacidade, órgão vinculado à Secid e responsável pela aprovação de projetos e o acompanhamento e monitoramento de obras e serviços nos 399 municípios do Estado. A duração do convênio será de 24 meses, sendo que a prefeitura da Capital ficará responsável pela licitação e realização das obras.

SANEPAR – No mesmo evento, foi anunciado investimentos de R$ 539 milhões da Sanepar em obras de melhorias no sistema de água e esgoto de Curitiba e Região Metropolitana (RMC).

PRESENÇAS – Participaram do anúncio de recursos para pavimentação e reforma da praça o secretário estadual de Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes; o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o deputado federal Pedro Lupion; os deputados estaduais Alexandre Curi, Alexandre Amaro, Márcia Huçulak, Cantora Mara Lima, Tito Barichello, Mateus Vermelho, Luiz Claudio Romanelli e Nelson Justus; o presidente da Câmara de Vereadores de Curitiba, Marcelo Fachinello; os vereadores Beto Moraes, Bruno Pessuti, Hernani, João da Loja 5 Irmãos, Jornalista Márcio Barros, Leonidas Dias, Mauro Bobato, Mauro Ignácio, Pastor Marciano Alves, Pier Petruzziello, Serginho do Posto, Sidnei Toaldo e Tico Kuzma, além de secretários municipais e lideranças locais.