Estado amplia diálogo com a Instância de Governança do turismo do Norte Pioneiro

A primeira reunião deste ano contou com a presença de autoridades, gestores e representantes da IGR de Norte Pioneiro, região que engloba 23 municípios e é denominada Atunorpi (Associação Turística do Norte Pioneiro). O Norte Pioneiro é a região do Paraná que abriga o Destino Turístico Angra Doce.
21/05/2024 - 14:00

A Secretaria do Turismo retomou a série de encontros com as Instâncias de Governança Regionais (IGRs), instituições responsáveis por organizar e trabalhar as demandas do turismo ao redor do Estado, nesta semana. A primeira reunião deste ano contou com a presença de autoridades, gestores e representantes da IGR de Norte Pioneiro, região que engloba 23 municípios e é denominada Atunorpi (Associação Turística do Norte Pioneiro).

O objetivo dos encontros é aproximar as ações estaduais em prol do desenvolvimento e promoção do turismo do Paraná das IGRs. Os encontros acontecem desde o ano passado. No total, já foram ouvidos representantes de 10 das 18 instituições.

O secretário do Turismo, Márcio Nunes, afirma que essa aproximação contribui para o fortalecimento do setor, pois a Instância passa a entender quais são os passos corretos para alavancar as atividades turísticas na região. "A meta é nos reunirmos com todas as IGRs porque são elas que estão nas cidades e podem nos mostrar o que temos lá, tanto de belezas e atrativos que pode e devem ser explorados pelo turismo quando de demandas que necessitam para alavancar esse processo”, disse.

O Norte Pioneiro é a região do Paraná que abriga o Destino Turístico Angra Doce - fruto de uma parceria com Estado de São Paulo, que compreende municípios das duas margens do reservatório da Usina Hidrelétrica de Chavantes. São 400 km² de extensão e mais de 9 bilhões de m³ de água dos rios Paranapanema e Itararé.

A região é propícia para a prática de esportes, como rafting, canoagem, trekking, asa delta, voo livre, paraglider, parapente, equitação, passeios náuticos e pesca esportiva. Conta com cachoeiras, trilhas, praias artificiais e lugares históricos, como a ponte pênsil Alves de Lima, que foi destruída durante a Revolução Constitucionalista de 1932 e reconstruída quatro anos mais tarde.

Segundo a diretora-presidente da Atunorpi, Mara Mello, o encontro foi importante para estreitar os laços com o Governo do Estado e posicionar a região do Norte Pioneiro como interessada em trabalhar com o turismo regional. “A frase da nossa IGR é ‘Norte Pioneiro encante-se com essa terra’. Essa aproximação com a Secretaria do Turismo é muito importante para todos nós que buscamos promover o trade na nossa região, pois juntos somos mais fortes”, disse.

Além do Angra Doce, a região turística Atunorpi abriga uma parte da Rota do Rosário (caminho turístico que percorre 17 municípios e conta com 21 atrativos ligados à fé católica). A região também é rica em turismo rural e hotéis de luxo.

REUNIÕES – No ano passado, a Secretaria recebeu nove regiões turísticas: Vale do Ivaí (que abriga 25 municípios do Norte do Estado); Litoral do Paraná (7 municípios); Rotas do Pinhão (Curitiba e toda a Região Metropolitana); Campos Gerais (19 municípios); Caminho das Águas (21 municípios no Noroeste); Encontro das Águas (12 municípios também do Noroeste); Ecoaventuras, Histórias e Sabores (24 municípios do Centro-Oeste); Riquezas do Oeste (31 municípios); e Cinturão Verde (11 municípios da região de Cianorte).