A Secretaria do Esporte do Paraná (SEES) concluiu nesta sexta-feira (29) a capacitação de acadêmicos de educação física, enfermagem, turismo e comunicação para atuar no projeto Verão Maior Paraná 2024/25, no Litoral e praias de água doce no Noroeste do Estado. São 150 vagas preenchidas.
Durante os cinco dias de qualificação, ministrada na Associação Banestado, em Praia de Leste, mais de 270 estudantes participaram de diversas palestras, cursos e oficinas a respeito das atividades a serem desenvolvidas na temporada, com foco no melhor atendimento à comunidade local e veranistas.
Os alunos mais bem avaliados foram aprovados para compor as equipes que estarão nos postos fixos de Caiobá, Matinhos, Praia de Leste, Ipanema, Shangri-lá e Guaratuba, no Litoral, e em Porto Maringá, Porto Rico e Porto São José, no Noroeste do Estado. Além disso, outros foram selecionados para equipes itinerantes de turismo e nos shows a serem realizados nos palcos sunset.
O Verão Maior Paraná é uma ação integrada do Governo do Estado que busca aprimorar a infraestrutura das praias e garantir saúde, segurança, lazer e entretenimento para turistas e moradores durante a temporada.
Os acadêmicos capacitados pela SEES atenderão o público em atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, além da programação inclusiva e educação ambiental.
O coordenador de Esportes do Verão Maior Paraná, Mauro Cachel, destacou que a capacitação contribui para inserir os participantes no modelo de execução do projeto. “Eles vivenciaram esse ambiente com mar, sol e calor, que reflete as condições em que realizamos as atividades. Cada aprendizado, curso ou formação recebida aprimora não só o projeto e os atendimentos, mas também o futuro de cada profissional”, ressaltou.
ETAPA ANTERIOR - Os selecionados se inscreveram no Edital de Chamamento Público nº 01/2024 e foram aprovados para essa etapa de capacitação. Eles tiveram despesas de hospedagem e alimentação custeadas pelo Governo do Estado, por meio da SEES, ficando sob responsabilidade do participante apenas o transporte até o local.