Espetáculo estrelado por Samuel de Assis convida público a refletir sobre racismo

Monólogo "E vocês, quem são?" estará no palco do Guairinha de 2 a 4 de agosto. Escrita por Jonathan Raimundo, peça é um grito de liberdade de pessoas pretas ao questionar o lugar ocupado pelos brancos em sociedade desigual.
18/07/2024 - 15:08

O Guairinha recebe de 2 a 4 de agosto o monólogo "E vocês, quem são?", espetáculo que convida o público a refletir sobre o racismo. Estrelado pelo ator e diretor Samuel de Assis, a peça, escrita por Jonathan Raimundo, é um grito de liberdade de pessoas pretas ao questionar o lugar ocupado pelos brancos em sociedade desigual. Definida pelo ator como um texto forte, reflexivo e agressivo, para reverberar na cabeça de todos, a montagem nasceu de um desabafo.

“Eu pedi um texto ao Jonathan e ele me mandou a primeira versão em três horas. Então, peguei o material em prosa e fiz um trabalho de dramaturgia para criar uma história. Como eu não sabia se isso ia dar certo, fiquei receoso de chamar alguém para dirigir, por isso todo o processo de ensaio fiz em frente ao espelho”, conta Samuel.

O solo parte de alguns questionamentos recorrentes e debates atuais sobre raça, gênero, com um apanhado histórico do Brasil e, ainda, uma reflexão sobre Machado de Assis, um dos maiores autores negros brasileiros. "É um desabafo de dor, desespero, de basta e de liberdade. É um questionamento para aqueles que nunca foram questionados: os brancos. Nós, negros, ainda precisamos gritar pra eles: e vocês, quem são?", afirma Assis.

“Costumo dizer que esse espetáculo mudou minha vida porque me ensinou muita coisa. Sou um homem preto que foi criado no mundo branco. Eu me reconheci, me aceitei e passei a reconhecer o mundo com um olhar de um homem preto já na vida adulta. Só aí comecei a entender de verdade o mundo real e comecei a lutar. E eu acredito que sou um homem melhor e mais forte depois desse espetáculo, que é feito pra todo mundo – pra quem é branco, preto, amarelo, quem está vivo”, reflete o ator e diretor.

A direção de arte é assinada por Marcio Macena, que criou uma cenografia minimalista composta apenas por um coração humano. “O Marcio é meu parceiro desde que comecei a fazer teatro. Quando disse que queria colocar tudo o que estava guardado no meu peito para fora nesta peça, ele logo disse que a cenografia deveria refletir isso e simboliza o fato de que estou colocando o meu coração nas mãos de todas as pessoas que estão ali assistindo a peça”, explica Assis.

Já os figurinos foram criados pela marca de roupas Meninos Rei, de Junior Rocha e Céu Rocha. A confecção baiana, que estreou na São Paulo Fashion Week em 2021, foi escolhida por representar a ancestralidade e a autenticidade da população preta. A trilha sonora, tocada ao vivo pelos músicos Cauê Silva e Leandro Vieira, reúne músicas de cantores e compositores pretos famosos, incluindo uma canção original do rapper Coruja BC1 e outra de Larissa Luz, que ainda assina a direção musical ao lado do coletivo Os Capoeira.

Serviço:

"E vocês, quem são?"