Especialistas de todo País discutem regulação de serviços públicos em evento na Agepar

Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná recebe até 28 de junho reuniões presenciais das Câmaras Técnicas da Associação Brasileira de Agências Reguladoras (Abar). Especialistas de todo o país discutem as particularidades e o futuro da regulação de serviços públicos delegados no Brasil.
Publicação
26/06/2024 - 08:28
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) recebe, entre os dias 25 e 28 de junho, as reuniões presenciais das Câmaras Técnicas da Associação Brasileira de Agências Reguladoras (Abar). Na ocasião, especialistas de todo o País discutem as particularidades e o futuro da regulação de serviços públicos delegados no Brasil. Todos os painéis são híbridos, contando também com transmissão e participações online, por meio do canal da Associação Brasileira de Agências Reguladoras (Abar) no YouTube.

“Além de ser uma grande oportunidade de capacitação e aquisição de conhecimento para os nossos servidores, especialmente aqueles que integram o Quadro Próprio da Agepar, sediar as Câmaras Técnicas da Abar pela primeira vez demonstra que a Agência está crescendo em importância e relevância no cenário da regulação de serviços públicos no país”, analisa o diretor-presidente da Agepar, Reinhold Stephanes.

Entre os temas que serão discutidos ao longo da semana, estão saneamento básico, transportes e distribuição de gás canalizado, serviços públicos regulados pela Agência no Paraná. 

Além de Stephanes, a cerimônia de abertura do evento, realizada na manhã desta terça-feira (25), contou com a presença do presidente da Abar, Vinícius Benevides, do conselheiro presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), Fernando Guimarães, do deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli, do procurador-geral do Estado, Luciano Borges, e do procurador do Ministério Público João Henrique Vilela da Silveira.

Após agradecer a presença das autoridades, Benevides destacou a importância de reunir integrantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário em um mesmo evento, para debater a regulação de serviços públicos no País. “Essa troca de informações é fundamental para o desenvolvimento das agências reguladoras de todo o país e é com muita honra que a gente vem ao Estado do Paraná para fazer este intercâmbio. Desta forma, a regulação de todo o país estará aqui no Paraná até sexta-feira”, disse.

Guimarães, por sua vez, destacou que a participação do TCE-PR no evento também pode contribuir para o aprimoramento das atividades do Tribunal como órgão de controle. “Essas informações podem nos auxiliar a capacitar ainda mais nosso técnicos a respeito dos serviços públicos que são objeto de regulação no nosso Estado, pensando principalmente no usuário desses serviços”, ressaltou.

Durante a cerimônia de abertura das Câmaras Técnicas, também estiveram presentes os diretores da Agepar Rejane Maria Schirr Scolari (Regulação Econômica) e Marcelo Luiz Curado (Administrativo Financeiro), a secretária-geral das Microrregiões de Água e Esgoto, Márcia de Oliveira Amorim, e o diretor Financeiro e Relações com Investidores da Sanepar, Abel Demetrio, assim como servidores da Agepar e de outras agências reguladoras e outros convidados. 

GALERIA DE IMAGENS