O Espaço Cultural BRDE - Palacete dos Leões abriu nesta quinta-feira (14) em evento para convidados a mostra internacional “Rigenera", promovida pelo Consulado Geral da Itália em Curitiba e que integra o festival de cultura italiana Mia Cara. Com o tema “Regeneração”, a exposição conta com 20 projetos selecionados no Prêmio de Arquitetura Emilia Romagna realizado pelo Ministério da Cultura da Itália dentro do Festival de Architettura 2023. A visitação aberta e gratuita ao público começa dia 18 de setembro (segunda) e segue até o dia 22 (sexta-feira).
O espaço cultural pertence ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). No evento de abertura, o superintendente Regional de BRDE no Paraná, Paulo Starke, lembrou que essa parceria com o consulado da Itália faz parte das ações do Banco Verde – iniciativa do BRDE, que tem financiamentos ligados à sustentabilidade como cerne de seu negócio. “Convidamos todos a apreciarem essa exposição, que também mostra projetos igualmente voltados à sustentabilidade”, disse.
No início do novo milênio, surgiu na Itália a necessidade de considerar o solo como um bem público. Iniciado em 2016, na região de Emilia Romagna (ao Norte da Itália), o movimento urbanístico Rigenera tem como princípios a recuperação de imóveis desativados em uma perspectiva da economia circular, a redução do uso do solo para o desenvolvimento e a participação ativa dos cidadãos nesse processo de transformação.
A partir de um decreto governamental na Itália, foi aprovado um edital para a apresentação de projetos de qualificação e segurança das periferias na Itália. Segundo a organizadora do evento, Nadia Calzolari, o edital foi um grande sucesso, com a apresentação de 120 projetos que envolveram áreas periféricas e abandonadas. “A principal motivação da iniciativa foi enfrentar o problema do abandono das periferias urbanas e promover a sustentabilidade ambiental”, afirmou.
- BRDE financiou R$ 1,2 bilhão em projetos de energia limpa no Paraná desde 2019
- BRDE emite R$ 30 milhões em RDBs no Paraná e aumenta captação para investimentos
Entre os exemplos bem-sucedidos estão as requalificações da antiga estação ferroviária de Porta Romana, em Milão, que deu origem a um novo bairro residencial, comercial e cultural; a antiga fábrica de Mira Lanza em Roma, que foi transformada em um centro cultural; e a área industrial de Porto Marghera em Veneza, que foi transformada em um parque urbano.
Para Rafaela Tasca, coordenadora do Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões, sediar a mostra expressa uma das matrizes da curadoria institucional relacionadas à sustentabilidade e arquitetura. “A articulação entre Agenda 2030 e a cultura é uma das nossas linhas de atuação”, afirmou.
PALESTRAS – Além da exposição, nesta quinta e sexta-feira (14 e 15) também acontecerá um ciclo de palestras sobre regeneração urbana com a presença dos arquitetos brasileiros Fernando Canalli e Mauro Magnabosco, do designer argentino Christian Ullmann e dos arquitetos italianos Giorgio Teggi, Corrado Bondavalli e Nadia Calzolari. O número de vagas é limitado e a participação é gratuita mediante inscrição no miacara.com.br/.
Serviço:
Período de visitação: de 18 a 22 de setembro
Horário: de segunda a sexta, das 13h às 18h
Local: Espaço Cultural BRDE - Palacete dos Leões
Endereço: Av. João Gualberto, 570 - Alto da Glória - Curitiba
Entrada gratuita
Ciclo de palestras
Quinta-feira (14) - Com mediação de Rosane Popp
19h20 - Fernando Canalli - Orla do Guaíba como Regeneração de Espaço Público
20h50 - Mauro Magnabosco - Projeto Gestão de Risco Climático Bairro Novo do Caximba
21h20 - Christian Ullmann - Sensibilidade Projetual: Sujeitos Diferentes, Juntos para a Reconstrução Regenerativa
Sexta-feira (15 ) - Com mediação de Flávio Schiavon
10h20 - Giorgio Teggi - Regeneração & Regenerações - Arte Urbana
10h50 - Nadia Calzolari - Regeneração e Participação
11h20 - Corrado Bondavalli - Regeneração e as Leis Regionais da Emilia Romagna