O trabalho conjunto realizado pelo Governo do Estado, por meio da Cohapar, e Prefeitura de Guaíra, no Oeste do Paraná, garantiu títulos de direito de propriedade para 98 famílias do loteamento Vila Margarida, no município. Os documentos foram entregues em evento nesta sexta-feira (12) no município.
A regularização fundiária foi feita por meio do Programa Casa Fácil, modalidade Escritura na Mão - Morar Legal, e recebeu investimento de mais de R$ 70,8 mil do Governo do Paraná.
Coordenada pela Cohapar, a iniciativa envolve um conjunto de medidas sociais e de âmbito do Judiciário para conferir segurança jurídica e a posse sobre a moradia para famílias com renda de até três salários mínimos.
Pelo programa, a prefeitura indica áreas passíveis de regularização e a Cohapar contrata, através de licitação, uma empresa especializada na prestação do serviço para conduzir o processo.
Como é totalmente custeada com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza, os beneficiários recebem a matrícula averbada e registrada no Cartório de Registro de Imóveis sem que precisem pagar nada por isso.
- Cohapar entrega 58 matrículas de regularização fundiária para famílias de Figueira
- 23 famílias de Jundiaí do Sul recebem casas próprias financiadas pela Cohapar
Para a diarista Fabíula Ferreira Julião, 26 anos, residente no imóvel desde os seis, possuir a documentação de propriedade reconhecida é uma alegria para toda a família. “Agora a gente sabe que a casa é realmente nossa. Isso é muito bom, porque podemos reformar, construir, deixar ela ainda melhor”, destacou.
Já a comerciante Jandira de Almeida Neves, 62 anos, que disse ter perdido a conta de quanto tempo esperava por esse momento, expressou sua felicidade por finalmente ter a titulação do imóvel. “Foi uma longa espera, mas finalmente a boa notícia chegou”, afirmou.
PRESENÇAS – Participaram da solenidade de entrega das matrículas o prefeito de Guaíra, Heraldo Trento; o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; o deputado estadual Hussein Bakri; o coordenador do Escritório Regional da Cohapar de Cascavel, Gerson Paranhos, e demais autoridades locais.