Escritoras contemporâneas inspiradas por Laura Santos são tema do Cândido do mês

O conteúdo especial integra a programação do mês da Consciência Negra na BPP e destaca a luta antirracista na literatura. Na seção de retranca, uma prateleira de livros com obras recomendadas sobre escritoras pretas, nacionais e internacionais. Confira os demais conteúdos.
Publicação
22/11/2024 - 13:50
Editoria

No Mês da Consciência Negra, o jornal Cândido traz no conteúdo principal um artigo especial sobre escritoras negras e paranaenses que mantêm como fio condutor a poeta simbolista curitibana Laura Santos (1919-1981), um resgate da memória negra na literatura. Na seção de retranca, uma prateleira de livros com obras recomendadas sobre escritoras pretas, nacionais e internacionais.

O romancista Rodrigo Garcia Lopes escreve a pensata sobre Antonio Cicero, já que conheceu o escritor, que faleceu em 23 de outubro deste ano, conhecido por suas letras de música e poesia. Na sequência, as páginas do jornal publicado pela Biblioteca Pública do Paraná cedem espaço para poemas selecionados pelo próprio Cicero, em sua página pessoal, como os seus preferidos, inclusive um sobre como ele pensava o tema da morte.

Na série Mulheres contra a Ditadura, Noemi Osna compartilha seu depoimento. Militante durante o período de repressão, ela enfrentou perseguições enquanto estava grávida dos três filhos e acabou exilada no Uruguai, Chile e Canadá. Na seção de literatura, um poema inédito do palestino Mahmud Darwich — considerado um dos maiores escritores da língua árabe — de tradução por Michel Sleiman, que está no livro “Por que você deixou o cavalo sozinho”, com lançamento previsto no Brasil para 2025, pela Editora Tabla.

O Cândido ainda publica a crônica vencedora do VI Concurso Literário Luci Collin, “Norte velho, em voz alta, na frente do espelho”, escrita por Samir Gid. As fotografias são assinadas por Tiago Alvarez, que explora o uso da cor com destaque para o contraste cromático nas paisagens urbanas. A arte de capa é da Dpaula, artista grafiteira que utiliza sua arte nas ruas de Curitiba como forma de enfrentamento e reivindicação de espaços públicos.

Serviço:

Jornal Cândido nº 156

Novembro de 2024

Leia ou baixe no site candido.bpp.pr.gov.br

@candidobpp

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Cândido Lopes, 133 - Centro

41 3221-4900

@bibliotecapr

Horário de atendimento:

Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h

Sábados, das 8h30 às 13h

GALERIA DE IMAGENS