Professores estão criando, através dos meets e do Google Classroom, atividades lúdicas que incentivem seus alunos a homenagearem o Dia da Independência. Os resultados das atividades impressionam pela criatividade e dinamismo.
Débora Trindade é professora de Arte no Colégio Estadual Antônio Schiebel, em Santo Antônio do Sudoeste, no extremo Oeste do Paraná. Ela conta que aproveitou a data para estudar com os alunos a respeito da história artística e cultural do País. Sua primeira tarefa foi convidar os estudantes a compartilharem lembranças deles participando de eventos voltados ao Dia da Independência. “Eles enviaram fotos e vídeos deles participando de marchas, desfiles, com bandeiras da nação. Foi muito positivo a participação de todos que gostam de mostrar um pouco de suas experiências”, conta a professora.
“Após toda a apresentação, vamos começar a estudar a nossa história artística e cultural. Assim, vou aproveitar que eles estão motivados para começar um conteúdo novo que tem relação com a data”, explica a professora.
PASSEIOS VIRTUAIS PELOS MUSEUS DO BRASIL - Em Umuarama, Noroeste do Estado, professores também aproveitaram a data para fazer um passeio virtual com os alunos aos museus de história e pelos símbolos nacionais do Brasil. A professora Lucimar Vieira Masquio, do Colégio Estadual Douradina, convidou seus alunos a fazerem um tour pelo Museu Imperial de Petrópolis.
“Primeiro fiz uma série de videoconferências com os alunos abordando temas relacionados à Pátria e nossa história. Depois dessa introdução, fizemos um tour virtual pelo Museu Imperial de Petrópolis, que tem uma rica história da família imperial e também um dos preferidos do imperador Dom Pedro II”, diz.
PORTUGUÊS E HISTÓRIA DO BRASIL - Professores de outras matérias também aproveitaram o momento para trabalhar o tema Independência com seus alunos. Foi o que a professora de Língua Portuguesa, Giovana Antunes, da região de Cascavel fez com seus estudantes.
Ela propôs aos alunos do Colégio Estadual Santos Dumond que estudassem autores brasileiros e, juntos, avaliassem as produções textuais nacionais. “Coloquei algumas opções de leituras no Classroom e propus algumas atividades em conjunto para minha turma, aproveitando, claro, o momento”, conta a professora.
O Google Classroom se mostrou uma excelente ferramenta para o professor trabalhar conteúdos pontuais como este. O professor pode anexar atividades na plataforma de exercícios e por meio dos meetings trabalhar os conteúdos com os alunos de sua turma. Dessa forma, a aula dele continua proveitosa e próxima do estudante.