Estão abertas até 9 de agosto as inscrições de projetos para integrarem a Rede Clubes de Ciência. O investimento do Governo do Estado no projeto-piloto é de R$ 23,5 milhões. A iniciativa prevê a criação, ainda em 2024, de 200 clubes em escolas de educação básica da rede estadual de ensino.
Serão cerca de 100 escolas de tempo integral (Escola Integral) em que o clube se integra à matriz curricular, em um total de 2 horas semanais. As demais 100 escolas serão selecionadas entre as que adotam os clubes em contraturno e, neste caso, a dedicação esperada é de 3 horas semanais.
A ação do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Paraná Faz Ciência conta com o apoio da Fundação Araucária e das Secretarias da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e da Educação (Seed), das Instituições de Ensino Superior (IES) e demais instituições integrantes do NAPI.
Um fator de destaque no caminho da execução das ações da Rede de Clubes Paraná Faz Ciência é a articulação das escolas de Educação Básica com centros de desenvolvimento de pesquisa.
“Os Clubes de Ciências vão se constituir como novos espaços de trabalho colaborativo, amplificando a alfabetização científica e tecnológica dos estudantes das escolas da rede estadual de ensino do Paraná e habilitando esses jovens para desenvolver a ampla cidadania”, ressalta a professora da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e articuladora do NAPI, Débora Sant’ Ana.
- Secretário detalha avanço da ciência e tecnologia em entrevista à TV Paraná Turismo
- Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia tem inscrição prorrogada até agosto
PROCESSO DE SELEÇÃO – As etapas de implementação incluem a seleção das escolas/docentes por meio de edital próprio lançado pela Seed/PR; cadastro na plataforma da Rede Paraná Faz Ciência; e formação pedagógica dos envolvidos utilizando os ambientes virtuais da Universidade Virtual do Paraná (UVPR).
Cada Clube de Ciências será constituído a partir de um regimento geral que deve ser seguido pelos seus atores: coordenador, professores colaboradores e clubistas. Na dinâmica das atividades, deverá haver periodicidade nos encontros, com a carga horária de acordo com o tipo de escola associada.
Caberá às escolas o desenvolvimento das atividades previstas no plano de trabalho apresentado pela Rede Paraná Faz Ciência e das metas que constam nos projetos elaborados para concorrer ao edital. Entre as atribuições das escolas está, ainda, a cessão do espaço físico para realização das atividades.
Além de recurso financeiro para as pesquisas, os clubes receberão apoio no acompanhamento e formação continuada dos participantes. Um grupo de gestão dará sustentação às ações da Rede, apoiando o desenvolvimento de pesquisas locais, com base no reconhecimento da realidade das escolas e regiões, e a participação em feiras de ciências com a apresentação de resultados obtidos em cada clube.
Serviço:
Prazo de inscrição: até 9 de agosto
Mais informações no Edital
Inscrições AQUI
Contato: clubes@paranafazciencia.org