Monitores do programa Estação Sanepar visitaram nesta semana, pela primeira vez, a cidade de Antonina, no Litoral do Estado. Estudantes do pré-escolar ao 5º ano do Ensino Fundamental de quatro escolas públicas participaram das atividades de educação socioambiental oferecidas pela Companhia, entre os dias 1.º e 4 de outubro, envolvendo 367 pessoas.
Desde o início dos trabalhos, em 2023, a Estação já passou por 108 cidades, levando atividades a mais de 200 instituições de ensino. Em algumas cidades, também houve apresentações da Estação em praças e espaços comunitários. Nesse período, já foram atendidas 46.513 pessoas, entre alunos, professores e funcionários das instituições de ensino e da comunidade em geral.
As visitas levam propostas lúdicas, com conteúdos ligados ao saneamento e à sustentabilidade. Eles são trabalhados por meio de palestra, vídeo, música e brincadeiras, buscando estimular a conscientização ambiental, especialmente sobre a importância da água, o ciclo da água, os processos de tratamento da água e do esgoto, resíduos sólidos e a preservação da mata ciliar.
A Mascote Sane é a estrela da Estação. Ela é uma das personagens do jogo virtual chamado ‘Bora Sanepar’, e anima os participantes. O jogo, no qual a Sane é a heroína, trata dos mesmos temas da visita e pode ser um modo de aprendizagem e entretenimento para a família. O ‘Bora Sanepar’ está disponível gratuitamente para celulares e tablets do tipo Android.
AGENDA – Neste ano, a Estação percorreu várias cidades do Interior do Estado. “Foi uma experiência muito rica e positiva, tendo sempre um retorno muito bom das escolas por onde a Estação Sanepar passou. Pretendemos, para o próximo ano, aprimorar ainda mais essa ferramenta de educação ambiental, levando tanto a Mascote Sane quanto outras atividades educativas para as escolas do Paraná”, afirma a gestora de educação socioambiental da Sanepar, Roselis Presznhuk. A equipe agora se prepara para o atendimento no Litoral, durante a temporada de verão.