Escola no Noroeste premia alunos por desempenho no Aula Paraná

Boa prática é do Colégio Estadual Lysímaco Ferreira da Costa, de Paranapoema. Alunos recebem certificados, um reconhecimento público ao bom desempenho.
07/09/2020 - 09:00

A realização das atividades no ambiente digital é um desafio que o contexto da pandemia trouxe para as escolas de todo o país. No Paraná, são diversas iniciativas desenvolvidas dentro do Aula Paraná para chamar a atenção e engajar os estudantes, como professores fantasiados e convidados especiais nos encontros digitais. Outro bom exemplo deste esforço em motivar os estudantes vem do Noroeste do Estado, na cidade de Paranapoema, onde uma escola está emitindo certificados em reconhecimento ao bom desempenho dos alunos mais ativos.

O Colégio Estadual Lysímaco Ferreira da Costa tem incentivado a participação de alunas e alunos por meio do reconhecimento público. Os certificados são entregues em duas categorias: melhores médias nas avaliações e melhor desempenho na entrega de atividades, em cada trimestre.

Vladmir Luiz da Silva Ferreira, diretor do colégio, explica que a prática existia mesmo antes da pandemia e é bem recebida pelos familiares. “Sempre ouvimos dos alunos e pais ou responsáveis vários elogios pela premiação, pois os alunos se esforçam mais para poder dar este orgulho aos pais. Nós ficamos muito felizes quando vemos os pais postando nas redes sociais as cópias dos certificados dos filhos”.

VÍNCULO - Neste sentido, todo o processo é importante para que seja preservado o vínculo entre estudantes e escola, como enxerga Renato Feder, secretário da Educação e do Esporte. “É essencial que seja mantido o vínculo, até para quando as aulas presenciais voltarem. Com estas ações, os estudantes vão continuar com a mesma motivação que estão agora por meio da transmissão das aulas e dos encontros digitais”.

Reconhecer o esforço de estudantes neste contexto está sendo bem visto pelos alunos do Lysímaco Ferreira da Costa. A estudante Sara Loren Margarizo Fonseca, de 16 anos, teve a melhor média entre os estudantes do 2° ano no primeiro trimestre, e conta que a forma encontrada pelo colégio tem sido motivadora. “Você quer sempre ser recompensado pelo esforço. Isso eu tiro por mim mesma - cada prêmio e certificado é um grande incentivo para sempre tentar ser uma aluna melhor”.

O estudante Crystian Gabriel Lima, que também foi reconhecido entre os que mais entregaram atividades, aponta o reconhecimento como algo positivo. “O nosso colégio criou vários desafios para a gente concluir todas as atividades, e isso ajuda muito. E também devo fazer as atividades para ter um aprendizado melhor e não perder o foco de uma boa nota no fim dos trimestres”, conta. “Todos os alunos procuram fazer as atividades em dia, para ganhar o certificado. Com isso as pessoas procuram responder todas as questões corretamente”, completa.