A Escola de Dança Teatro Guaíra homologou 173 inscrições para o ano letivo de 2025. Para ingressar em uma das únicas escolas de dança de caráter público do País, os candidatos, após a inscrição, passarão por provas de aptidão física e diferentes conteúdos de dança clássica. A lista foi publicada nesta quarta-feira (11) no site do Teatro Guaíra. As provas acontecem dias 6 e 7 de fevereiro e as aulas iniciam no dia 17.
Em 2024, 107 crianças e jovens cursaram a formação gratuita mantida pelo Governo do Estado. As vagas para o Curso Livre de Formação do Artista Bailarino são oferecidas por níveis. Todos os detalhes para a seleção de 2025 estão especificados no edital.
- MON terá horários especiais de funcionamento no final do ano; veja a agenda
- Guairão recebe “Natal in Concert”, show da Orquestra e Coro Anima Musicale
O objetivo original da Escola de Dança Teatro Guaíra, criada em abril de 1956, era formar bailarinos de qualidade que mais tarde iriam suprir a futura Companhia de Dança do Teatro, hoje Balé Teatro Guaíra. Escola e Balé são atualmente corpos artísticos distintos e independentes, porém compartilham a mesma casa – o Centro Cultural Teatro Guaíra, o que permite parcerias e contribuições.
“Além das aulas semanais os alunos têm a oportunidade de participar das atividades artísticas pedagógicas durante o ano letivo, fazer aulas com professores e bailarinos convidados, trocar experiências com os bailarinos do Balé Teatro Guaíra e, a partir do nível Formação 3, participar do Grupo de Dança que faz, por exemplo, apresentações nos pátios das escolas estaduais por meio do projeto Guaíra para todos”, destaca a coordenadora da Escola, Larissa Pansera.
Os alunos e alunas ainda integram espetáculos internos e produções abertas ao público nos auditórios do Centro Cultural Teatro Guaíra, como o espetáculo “O Quebra-Nozes”, que fecha 2024 com todos os corpos artísticos da casa unidos no palco.