Os médicos pediatras e a equipe de enfermagem do Hospital Universitário Materno-Infantil, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Humai-UEPG), iniciaram o ano com capacitações. O programa de Educação Permanente e a Diretoria Acadêmica organizaram um curso para atendimentos neonatais e pediátricos.
A capacitação abordou o atendimento e ressuscitação cardiopulmonar; manuseio e doses de medicamentos e a intubação em sequência rápida em Neonatologia e Pediatria. A Maternidade do Hospital Universitário da UEPG foi transferida para as instalações do Hospital da Criança em 2020.
A enfermeira Eva Joslaine Woellner, coordenadora do Núcleo de Educação Continuada, explica que a atualização já estava programa e deve ser constante. "O curso partiu de uma demanda observada pela diretoria técnica e deve acontecer mais vezes", afirmou.
A médica pediatra e infectologista Luciana Milano Paiva ficou responsável pela capacitação, que teve informações teóricas e aulas práticas. Segundo ela, o objetivo do curso era revisar as principais técnicas de reanimação neonatal e pediátrica, mas a dinâmica foi além, focando no trabalho em equipe e nas atribuições de cada profissional no processo.
“Se você trabalhar em equipe e cada um fizer seu papel dentro da reanimação, ela é mais efetiva”, apontou Luciana. Além da exposição das técnicas, as equipes puderam analisar casos reais e avaliar a própria atuação. “Eles viram suas próprias inseguranças e entenderam que se mudassem sua forma de agir e trabalhar em equipe, poderiam melhorar”.