Engenheiros da Sanepar chegam ao RS para prestar apoio técnico com abastecimento das cidades

O excesso de chuvas causou o rompimento das estruturas e danificou painéis de energia e geradores, que ficaram fora de operação. A tarefa será contribuir com o dimensionamento de novos equipamentos e a indicação de fornecedores. A partir de segunda-feira (20) a equipe fica à disposição do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) de Porto Alegre.
17/05/2024 - 11:30

Uma equipe de engenheiros da Sanepar chegou nesta quinta-feira (16) ao Rio Grande do Sul com o objetivo de prestar apoio técnico aos municípios gaúchos. O engenheiro de controle e automação Lucio Morelli e os engenheiros mecânicos Getulio Teixeira Neto e Robson Waltrick ficarão pelo menos 10 dias para fazer um diagnóstico e informar à diretoria da Sanepar de que forma a Companhia poderá contribuir com equipamentos, tecnologias e outros profissionais.

Nesta sexta-feira (17), eles têm uma agenda técnica com a Secretaria Municipal de Obras de Canoas, atendendo a uma solicitação do prefeito Jairo Jorge da Silva. Os engenheiros devem colaborar com o diagnóstico e a busca de solução para a recuperação do conjunto de bombeamento do sistema de drenagem e contenção de enchentes de Canoas.

A Sanepar tem um dos maiores acervos técnicos de engenharia mecânica do Brasil, com grande experiência na aquisição, fiscalização e gestão de contratos de equipamentos eletromecânicos instalados e em operação em suas unidades. Foi pioneira na instalação na área de esgoto de conjuntos de bombeamento utilizados no setor de papel e celulose.

Os engenheiros da Sanepar têm de 15 a 20 anos de atuação na operação e manutenção eletromecânica. Lucio Morelli, com 20 anos de Sanepar, já coordenou o setor na Região Metropolitana de Curitiba, onde também trabalha o engenheiro Robson Waltrick. O engenheiro Getulio Teixeira Neto trabalhou na retirada das bombas da captação de Maringá, no Noroeste, que ficaram submersas com as enchentes de 2016, e na colocação de bombas anfíbias, com atuação em outros sistemas semelhantes.

“A Sanepar tem um dos melhores quadros profissionais na área eletromecânica e colocamos à disposição do Rio Grande do Sul essa nossa expertise. A pedido do presidente Claudio Stabile, destacamos uma equipe de grande competência técnica e larga experiência para colaborar na recuperação dos sistemas de saneamento do estado gaúcho”, afirma o diretor de Operações da Sanepar, Sergio Wippel.

DOAÇÕES – Além disso, a Sanepar está colaborando com as doações organizadas pelo Governo do Estado. Cerca de cinco mil itens foram entregues por empregados da Sanepar à Defesa Civil nesta semana em Curitiba. Elas foram arrecadadas entre empregados da Capital na primeira semana de uma campanha interna de mobilização. Conduzida pelo Programa de Voluntariado da empresa, a campanha segue reunindo internamente recursos financeiros, alimentos não perecíveis, produtos de higiene e limpeza.

O diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Julio Gonchorosky, participou pessoalmente da entrega, explicando que a mobilização da Sanepar para socorrer o povo do Rio Grande do Sul continua. “Como existe urgência em enviar os donativos, parte já foi entregue. No entanto, diante da gravidade da situação, a Sanepar permanece arrecadando donativos em todo o estado do Paraná e auxiliando com profissionais da área de saneamento e com caminhões-pipa nas áreas impactadas pelas enchentes”, complementa.

Além da doação de bens, os empregados também destinam recursos em dinheiro por desconto em folha de pagamento. “A Sanepar é uma empresa que já tem instrumentos organizados de solidariedade organizados. O desconto em folha, em que o empregado autoriza doações no valor que quiser, é uma dessas ações, sendo muito usada em campanhas beneficentes como a de inverno e de combate ao câncer. Neste caso do Rio Grande do Sul, os valores serão usados para a compra de material de higiene e limpeza que, posteriormente, seguirá para os gaúchos”, relata o diretor Administrativo da Sanepar, Fernando Guedes.