O Grupo de Trabalho sobre Mobilidade Elétrica no Paraná realizou nesta quarta-feira (26), no Palácio das Araucárias, em Curitiba, o Workshop sobre Mobilidade Sustentável/Eletromobilidade. As ações são vinculadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU).
Integram o grupo de trabalho o Paranacidade, Sanepar, Copel e a Agência de Cooperação Alemã Giz/Promobe-Sistemas de Propulsão Eficiente. Na abertura do workshop foram apresentados os objetivos propostos pelo Grupo de Trabalho, em especial o de apoio ao estabelecimento de uma política pública de âmbito Estadual no Paraná. Entre as ações propostas estão a realização de pesquisas, construção de capacidades para projetos e financiamentos, projetos-pilotos, parcerias e financiamentos.
Foi proposta, também, a análise de cenários em três passos, que prevê o levantamento dos cenários possíveis e reflexões sobre o que pode acontecer nos próximos anos, inclusive com potenciais alterações na consecução do objetivo proposto. Isso significa fazer previsões nos campos tecnológicos, político e econômico, classificá-las como positivas, neutras ou negativas; avaliá-las por relevância e probabilidade; elaborar novas reflexões, conclusões e sugerir correções.
PRÓXIMOS PASSOS - No período final, foram estabelecidos os próximos passos, como o envio da documentação da reunião aos participantes para contribuições pós-oficina. A próxima reunião foi marcada para o dia 25 de julho. No próximo encontro serão discutidas a governança, a arquitetura de intervenção, com a participação de novos atores, já identificados nesse encontro, com planejamento dos instrumentos de ações disponíveis para o Grupo de Trabalho.
As ações são vinculadas aos ODS 07 (acesso à energia), 11 (cidades inclusivas e sustentáveis), 16 (acesso à Justiça para todos e instituições transparentes) e 17 (revitalização da parceria global).
Participaram do Workshop os representantes do Paranacidade, Alexandre Simas, Glauco Pereira Junior e o articulador dos ODS Geraldo Farias; pela Sanepar, Gustavo Possetti; Copel, Zeno Nadal; Comec, Lucas Pohl; Federação das Indústrias do Paraná, Carlos Koch, e pela Agência de Cooperação Alemã GIZ/PROMOBe-Sistemas de Propulsão Eficiente, Marcus Regis.