Encontro de comitês de bacias hidrográficas vai aprimorar gestão de recursos hídricos

Evento com os CBHs do Paraná, promovido pelo IAT, é voltado exclusivamente para representantes dos comitês paranaenses e vai ocorrer em Foz do Iguaçu, de 7 a 9 de agosto. Ele será integrado ao 1º Fórum Brasil das Águas e conta com o apoio do Governo do Estado.
02/08/2024 - 11:30

O Instituto Água e Terra (IAT) promove, entre 7 e 9 de agosto, em Foz do Iguaçu, na região Oeste, o 2º Encontro de Comitês de Bacia Hidrográfica do Paraná (ECOB-PR). O evento, voltado exclusivamente para representantes dos comitês de bacias paranaenses, será integrado ao 1º Fórum Brasil das Águas, de 5 a 9 de agosto, e conta com o apoio do Governo do Estado.

O objetivo principal do encontro, explica o diretor-presidente do IAT, José Luiz Scroccaro, é promover um espaço dedicado à discussão e aprimoramento da gestão dos recursos hídricos do Paraná. “Em um Estado com uma vasta rede de bacias hidrográficas, cada uma com suas peculiaridades e desafios, abrimos uma oportunidade para os representantes dos CBHs paranaenses se reunirem e discutirem questões pertinentes à gestão hídrica, buscando sempre a melhoria", disse.

Entre as pautas está a discussão sobre a responsabilidade compartilhada na administração dos recursos hídricos. “A gestão eficaz da água não depende apenas de um único grupo ou entidade, é uma tarefa coletiva que inclui diversos atores. Os comitês são compostos pelos usuários de recursos hídricos e sociedade civil organizada, além de órgãos governamentais e comunidade local. O encontro pretende fortalecer essa colaboração, através do compartilhamento de conhecimentos e estratégias”, afirmou a gerente de Gestão de Bacias do IAT, Danielle Teixeira Tortato.

“Tanto o encontro estadual quanto o Fórum Nacional oferecerão uma oportunidade valiosa para compartilhar experiências e desenvolver soluções colaborativas para os desafios hídricos”, acrescentou. Ambos os eventos acontecem no Rafain Palace Hotel & Convention.

COMITÊS – Os Comitês de Bacias Hidrográficas são órgãos colegiados instituídos pelo Decreto Estadual nº 8.859, de 4 de setembro de 2013. Eles possuem atribuições normativas, deliberativas e consultivas e são vinculados ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH/PR).

O Paraná possui 12 Comitês de Bacias Hidrográficas. O objetivo é contribuir para a aplicação da Política Estadual de Recursos Hídricos na sua área de atuação e garantir o controle social da Gestão dos Recursos Hídricos, conforme estabelecido pela Lei Estadual nº 12.726/1999 e Decreto Estadual nº 9130/2010.

BRASIL DAS ÁGUAS – O 1º Fórum Brasil das Águas, de 5 a 9 de agosto é uma iniciativa da Rede Brasil de Organismos de Bacias (Rebob), entidade sem fins lucrativo, formada por associações e consórcios de municípios, associações de usuários da água, comitês de bacia e outras organizações. O Fórum tem o apoio do Governo do Estado por meio do Instituto Água e Terra. No evento serão abordados temas voltados às políticas públicas vigentes, com destaque para as mudanças climáticas, o uso racional e o reúso dos recursos hídricos, a inovação, a regulação e o financiamento de obras e serviços essenciais.

Os objetivos incluem capacitar os envolvidos na gestão de recursos hídricos, estimular o debate sobre a atuação e a equidade de gênero na administração das águas e fomentar a cooperação e a troca de experiências entre os diferentes setores e instituições participantes. O evento reunirá representantes do setor público, da iniciativa privada, de entidades civis, ONGs, da academia e da sociedade civil em geral.

A inscrição é gratuita. Para mais informações acesse www.forumbrasildasaguas.org/.