Empresas manifestam interesse na ponte de Guaratuba

MIs foram enviadas por empresas e consórcios que desejam participar da licitação de elaboração de estudos ambientais e estudos preliminares de engenharia para implantação da Ponte de Guaratuba. Agora, cabe ao DER/PR analisar o portfólio das interessadas e montar uma Lista Curta.
Publicação
28/10/2020 - 14:30

Confira o áudio desta notícia

O Governo do Estado recebeu 18 Manifestação de Interesse (MI) das empresas e consórcios que desejam participar da licitação de elaboração de estudos ambientais e estudos preliminares de engenharia para implantação da Ponte de Guaratuba.

Agora, cabe ao Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) analisar o portfólio das interessadas e montar uma Lista Curta, que será utilizada para o edital de licitação. “Selecionaremos as oito melhores com base na relação de trabalhos anteriores que as empresas nos enviaram”, explicou o diretor-geral do DER/PR, Fernando Furiatti.

“O futuro edital vai selecionar a responsável pela elaboração dos Estudos de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA), além dos estudos preliminares de engenharia da Ponte”, explicou o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex. “É uma obra que vai mudar a cara do nosso litoral”, definiu o secretário.

PONTE – A construção da ponte vai facilitar o deslocamento entre as cidades de Matinhos e Guaratuba, que é feito pelo ferry-boat há décadas. O aviso para MI foi publicado em 9 de outubro e a previsão é que o lançamento da licitação ocorra nos próximos meses. O prazo para envio da manifestação encerrou na sexta-feira (23).

O futuro edital de elaboração de estudos ambientais e estudos preliminares de engenharia da Ponte de Guaratuba está incluído no Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Em 2019 já foram elaborados estudos de viabilidade técnica e ambiental da obra, com investimento de quase R$ 1 milhão.

Na fase licitatória dos novos estudos ambientais e de engenharia, a empresa será definada de acordo com a Seleção Baseada na Qualidade e Custo (SBQC) e conforme os procedimentos indicados nas Políticas para a Seleção e Contratação de Consultores de empreendimentos financiados pelo BID. Todos os documentos sobre essa manifestação de interesse estão disponíveis na página Compras Paraná.

GALERIA DE IMAGENS