Empresários expõem produtos e prospectam negócios no espaço de turismo da Expoingá

São mais de 100 empresários que mostram produtos durante os dez dias de feira e expandem contatos com vistas a negócios. No espaço, técnicos da Secretaria do Turismo também recebem gestores dos municípios para tratar de programas e projetos.
11/05/2024 - 11:10

A Secretaria do Turismo do Paraná (Setu) reúne em seu estande na Expoingá mais de 100 empresários para mostrar produtos e serviços aos visitantes do evento, que é um dos maiores do setor agroindustrial brasileiro. A iniciativa faz parte da série de ações que o Governo do Estado realiza, por meio da Setu, para promover e valorizar os atrativos turísticos regionais.

A expectativa é que cerca de 600 mil pessoas circulem pela feira até o dia 19 de maio. No espaço de 100 metros quadrados da Secretaria é possível conhecer mais do potencial turístico do Estado com agências de viagens, empresários de meios de hospedagem, como os resorts, além de gastronomia e eventos turísticos.

Frederico Bortoluzi, empresário do ramo de bebidas da cidade de Floraí, participa pela primeira vez da Expoingá. Para ele, a presença no estande gera negócios e um bom networking, uma vez que além de promover seus produtos, ele também entra em contato com outros empresários da região.

“Já conversamos com alguns clientes e consumidores que compraram a nossa bebida. Aqui no estande falamos com pessoas ligadas à rede hoteleira e com isso temos a oportunidade de conhecer novas empresas locais e evoluir como empresário. A gente acredita que esses dez dias de evento vão nos render ótimos negócios”, disse.

Beatriz Viana, representante do Chalé do Lago, um eco resort do município de Mandaguaçu, na Região Metropolitana de Maringá, comenta que o número de seguidores dela nas redes sociais aumentou graças à divulgação na feira.

“Estar aqui nos proporciona uma troca de experiências única, conhecendo inclusive outros resorts. Já estamos observando um retorno positivo, ganhando muitos seguidores e as pessoas têm se interessado no nosso empreendimento. Esperamos participar de outras feiras como estas”, disse.

Para o secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes, chamar empresários para mostrar os produtos em feiras está sendo uma das principais estratégias de divulgação do turismo paranaense. “São feiras com grande circulação de pessoas da região, de outras cidades e até outros estados. Quando elas vêm à Expoingá em busca do agronegócio também se deparam com o que temos de turismo”, destacou.

MUNICÍPIOS – O espaço também está sendo utilizado para o atendimento aos municípios, que tiram dúvidas a respeito de programas e projetos do Governo do Estado para a área do turismo. Foram mais de 20 atendimentos somente nesta sexta-feira (10), no primeiro dia de Expoingá.

Para a diretora-geral da Secretaria do Turismo, Camila Aragão, o contato com os gestores é fundamental para que os municípios entendam a importância e relevância dos programas. “A partir do momento que passam a entender os programas e trâmites da Secretaria, por meio de uma explicação como a que estamos fazendo, eles se sentem mais acolhidos e passam a enxergar a virada de chave que o turismo local precisa”, disse.

IDENTIDADE Um produto que tem chamado atenção dos visitantes é a bala de banana de Novo Itacolomi, na região de Apucarana, Norte do Estado. A produtora Kellen Favorito, que também participa pela primeira vez da Expoingá, alega que apesar da fama do doce na cidade de Antonina, no Litoral do Paraná, mostrar seu produto local em uma feira como  Expoingá demonstra que o Estado tem produtos com potencial por todas as regiões.

“Cada produto regional tem a sua característica. Estar aqui está nos ajudando a espalhar cada vez mais a nossa marca nos proporciona um contato empresarial muito eficiente. É gratificante mostrar um produto da nossa região às pessoas que não o conhecem e também às que já conhecem, porque muitas vezes elas nos veem muito localmente, e agora estamos em um estande com grande visibilidade estadual e até nacional”, afirmou.