(ATUALIZADA - 16H40) O governador Carlos Massa Ratinho Junior conheceu nesta quarta-feira (22) um projeto elaborado pela empresa Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), que planeja investir cerca de R$ 2,5 bilhões nos próximos anos no Porto de Paranaguá e gerar 10 mil empregos.
A empresa pretende instalar um parque logístico com capacidade para atender 200 caminhões simultaneamente, um armazém de 20 mil metros quadrados e linhas férreas. Além disso, projeta aumentar a captação de cargas do Paraguai. Segundo dirigentes da companhia, os novos investimentos vão reduzir o custo operacional para os clientes e atrair mais exportadores do Sul e Sudeste para Paranaguá.
Ratinho Junior afirmou que o projeto é importante para a economia do Estado, pois gera mais empregos no Litoral, e contribui para consolidar a meta de transformar o Paraná no principal hub logístico da América do Sul. Segundo ele, a proposta apresentada amplia o campo de atuação da empresa, que já opera o maior terminal de contêineres do País, com capacidade para movimentar 2,5 milhões de TEUs por ano.
A apresentação do plano de investimento do TCP ocorreu por videoconferência e contou com a participação do chefe da Casa Civil, Guto Silva, do secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, e do diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.
MODERNIZAÇÃO – O governador afirmou que o Estado investe em dragagem para aprofundar o calado de Paranaguá, o que possibilita acesso de navios maiores, e que os portos paranaenses seguirão recebendo aportes para a modernização das operações nos próximos anos, para acompanhar os investimentos da iniciativa privada.
“O Paraná tem uma parceria de longa data com a TCP e esse aporte que ainda está sendo estudado vai aumentar a capacidade de escoamento da produção brasileira, além de facilitar a integração regional”, afirmou Ratinho Junior. “Estamos constantemente pensando em melhorar a logística e o setor portuário é fundamental dentro dessa estratégia”.
O governador também disse que o Governo do Estado vai investir R$ 600 milhões em obras de infraestrutura no Litoral. O recurso será disponibilizado depois da liberação do financiamento de R$ 1,6 bilhão captado junto a um consórcio de bancos. Ele afirmou ainda que Secretaria da Fazenda estuda modernizações no regime tributário para ampliar a competitividade das empresas que atuam nos portos paranaenses.
“Os investimentos conjuntos das iniciativas pública e privada são essenciais para dar mais eficiência e alcançar novos mercados. As empresas e operadores portuários fazem melhorias porque entendem que a autoridade portuária garante as condições de infraestrutura marítima, terrestre e de acesso necessárias. Juntos, todos crescem”, acrescentou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.
As obras de manutenção continuada da profundidade dos Portos do Paraná reúnem investimento público total de R$ 403 milhões ao longo dos próximos cinco anos. Além das áreas do Porto de Antonina e dos berços do Porto de Paranaguá, as atividades do programa serão realizadas no canal de acesso e bacias de evolução de Paranaguá (áreas Alfa, Bravo e Charlie).
TCP – O TCP administra o maior terminal de contêineres da América do Sul e emprega 1,2 mil pessoas no Litoral. Desde março de 2018, a empresa integra o portfólio da China Merchants Port Holding Company (CMPort), maior operador de portos públicos da China. O portfólio global abrange operações em seis continentes, 26 países e regiões, e 50 portos. Em 2019 a CMPort movimentou mais de 110 milhões de TEUs.
A empresa também foi responsável pelo projeto executivo da Av. Atílio Fontana, uma das principais vias de acesso ao Porto de Paranaguá, como parte da expansão das atividades no município. O investimento foi de R$ 1 milhão. A doação do projeto facilita o processo de licitação por parte do Governo do Estado.
PRESENÇAS – Participaram da videoconferência o diretor-geral da Casa Civil, Felipe Flessak; o deputado federal Stephanes Júnior; o assessor especial da Governadoria para obras de Infraestrutura, Luiz Fagundes; o CEO do TCP, Tony Shi; e o diretor comercial do TCP, Thomas Lima.