A Portos do Paraná é a única empresa do setor no mundo convidada a apresentar suas ações em um dos eventos paralelos oficiais da Conferência das Partes sobre Mudança Climática da Organização das Nações Unidas (COP-25), em Madri, na Espanha. A empresa pública paranaense é destaque no cuidado com o meio ambiente e participa de dois painéis, apresentando as atividades socioambientais e de monitoramento nas baías de Paranaguá e Antonina.
O diretor de Meio Ambiente, João Paulo Ribeiro Santana, apresenta na sexta-feira (06) as atividades desenvolvidas junto às comunidades e os cerca de 40 programas realizados pela administração portuária. No sábado (07), a Portos do Paraná aborda “Um novo caminho para a baía”, sobre como a questão climática induz às ações de inovação.
A programação é organizada pelo Fundo Verde para o Clima (Green Climate Fund - GCF) e pelo Fundo Mundial para o Meio Ambiente (Global Environment Facility - GEF). Os painéis são coordenados pela organização sem fins lucrativos Responding to Climate Change Limited (RTCC), observadora oficial da Organização das Nações Unidas.
“A Portos do Paraná é a única autoridade portuária que está falando no nosso evento”, destaca o fundador e executivo da RTCC, James Ramsey. A escolha se deu depois que representantes da entidade tiveram acesso às ações socioambientais desenvolvidas pela Portos do Paraná e indicaram a empresa à organização do evento.
O convite foi feito para que os portos paranaenses mostrassem cases de sucesso na relação porto e sustentabilidade. “Nossas ações vão ao encontro das ações propostas para reverter as mudanças climáticas no planeta”, disse o diretor de Meio Ambiente, João Paulo Ribeiro Santana.
Ao demonstrar interesse nessa participação, a empresa pública passou por entrevistas, em videoconferências, nas quais detalhou o trabalho desenvolvido no entorno dos portos paranaenses.
“A ideia é apresentar para o mundo o que os portos do paraná fazem nas questões de monitoramento ambiental, na relação com o planeta, e também o que estamos planejando na área de inovação da nossa matriz energética, que venham ao encontro das ações propostas aqui”, explica Santana.
A COP-25 começou na segunda (02) e vai até o próximo dia 13, reunindo mais de 29 mil participantes de todo o mundo. São representantes de empresas e entidades públicas e privadas, ONGs, governos, nas diferentes esferas, e associações do mundo inteiro.
REPRESENTAÇÃO – Junto com o diretor de Meio Ambiente, também representam a Portos do Paraná na COP-25 a analista portuária e bióloga, Juliana Vendrami, e os diretores Marcus Freitas (jurídico), e Daniel Romanowski (administrativo-financeiro).
Para Freitas, a participação da empresa na COP-25, como única do setor no mundo no evento, consolida a responsabilidade que atual administração da estatal tem com as discussões das ações que impactam o meio ambiente.
“O grande objetivo é que possamos também contribuir para redução do impacto ambiental, sem perder a competitividade com outros portos do mundo, além de mostrar o que já fazemos, conhecemos outras alternativas que são usadas com sucesso em outras atividades e lugares”, explica.
Segundo o diretor administrativo-financeiro, Daniel Romanowski, as alternativas apresentadas na COP-25 são amplas e complexas. “Estamos aqui representando o setor portuário. Temos, sim, que fazer a nossa parte. Podemos utilizar este nosso protagonismo e propor mudanças. Temos aqui muitas ações que podemos trazer ou aperfeiçoar para reduzir nossa pegada ambiental e seguir sendo referência”.
BOX
Confira os painéis da Portos do Paraná na COP-25
No primeiro painel, na sexta (06), às 10 horas, intitulado “A Cultura do Cuidar”, o diretor de Meio Ambiente da Portos do Paraná, João Paulo Santana, apresenta as atividades socioambientais desenvolvidas com as comunidades do entorno dos portos de Paranaguá e Antonina, além de tratar dos programas de monitoramentos ambientais.
Santana divide a exposição sob a temática “Investindo na Comunidade” com Iñigo Orvañanos Corcuera, fundador e presidente da Fundação Educa; Adelaida Machado Martinez, diretora da Enteaseo, Diana Miranda Torres, diretora global de Segurança de Processos da Orbia Advance Corporation, e um representante da empresa norueguesa Statkraft.
No sábado (07), às 13h15, a Portos do Paraná apresenta o painel “Um novo caminho para a baía”, sobre como a questão climática induz às ações de inovação e os projetos da empresa que vão ao encontro dos objetivos da COP-25.
Esse segundo painel tem como tema geral “Impulsionando a inovação climática nos países em desenvolvimento”. Apresentam também Agnes de Jesus, diretora de Sustentabilidade da Energy Development Corporation & First Philippine Holdings; Ana Paula Chagas (Viotti & Leite Campos advogados); Pamela Phua (Akzonobel; Iñigo Orvañanos (CEO da Comvive); Bin Abdulaziz (ganhador do Prêmio Internacional para Water Dr. Edoardo Borgomeo PSIPW); e Giancarlo Esposito (Diretor Ambienta da Silcon).
Para mais informações sobre os painéis da Portos do Paraná acesse:
http://www.thegef.org/sites/default/files/events/cop25_pavilion_20191206_1000_community.pdf
http://www.thegef.org/sites/default/files/events/cop25_pavilion_20191207_1315_climate_innovation.pdf