Empregados da Sanepar doam
1,7 mil livros a pequenos municípios

Campanha Livro Solidário atendeu este mês escolas de Ouro Verde do Oeste, São Pedro do Iguaçu e Leópolis.
24/09/2019 - 14:10

As doações de empregados da Sanepar de todo o Estado para a Campanha Livro Solidário permitiram que, neste mês, fossem entregues 1.690 títulos em três municípios: Ouro Verde do Oeste, São Pedro do Iguaçu e Leópolis.

Em Ouro Verde do Oeste, na região de Toledo, as escolas municipais Padre Arnaldo Janssen e do Campo São Sebastião receberam 770 títulos infantis. Somadas as duas escolas, os livros passarão pelas mãos de 600 pequenos leitores.

São crianças como Letícia da Silva, do 5º ano da Escola Padre Arnaldo, que comemorou a chegada dos livros. “Eu gosto muito de ler. Se a escola tiver mais livros fica muito legal porque tenho mais opções”. A escola, que atende 550 estudantes, recebeu 400 livros. O diretor Roberto Antônio Webber se disse feliz com o incremento à literatura infantil da biblioteca. “É quase um livro por estudante”. Outros 370 livros infantis foram para a Escola Municipal do Campo, no Distrito de São Sebastião, no mesmo município.

BIBLIOTECAS ENRIQUECIDAS – A Biblioteca Pública Municipal de São Pedro do Iguaçu, também na região de Toledo, recebeu 620 livros. E quase 300 livros de literatura diversa ainda foram entregues à Escola Municipal Argenede Motta Prodóssimo, no município de Leópolis, região de Cornélio Procópio. Os livros ficarão à disposição dos alunos e da comunidade na Biblioteca Cidadã. A entrega foi feita no mesmo dia em que ocorreram reuniões com as comunidades de Arapuá e São Bento, onde a Sanepar e o Município estão implantando sistema rural de abastecimento de água.

De acordo com a bibliotecária da Sanepar Iracélia dos Santos, que acompanhou todas as entregas, essas mais de 900 obras são livros doados por empregados e que, por serem títulos repetidos ou não se encaixarem no perfil da Biblioteca da Sanepar, foram encaminhados para a comunidade externa.

O funcionário Roboão Senegaglia, que atua na área de saneamento rural da Sanepar, também acompanhou as entregas das obras. Ele trabalha no projeto desde o seu surgimento, ajudando na escolha das escolas e comunidades beneficiadas. "Desde o princípio, o critério é que os livros sejam encaminhados às escolas de municípios atendidos com obras de saneamento rural", disse.

Em Ouro Verde do Oeste, o prefeito Aldacir Domingos Pavan e outras autoridades locais acompanharam as doações. E, em São Pedro do Iguaçu, também participaram o prefeito Francisco Dantas de Souza Neto e outros representantes da comunidade.

CORPORATIVA E PERMANENTE – A Campanha Livro Solidário é permanente e iniciou-se em 2015 e tem sido mantida com a colaboração e as doações dos trabalhadores da Sanepar. De lá para cá, já foram feitas 6 entregas, beneficiando 8 escolas e 5 bibliotecas públicas. São quase 5 mil livros doados. A Biblioteca da Sanepar recebe os livros e faz a triagem. A iniciativa é coordenada pela Diretoria de Investimentos dentro do Programa de Saneamento Rural. A prioridade são as comunidades atendidas por obras de abastecimento rural ou, quando os livros não são infantis, as bibliotecas cidadãs desses municípios.

O diretor de Investimentos Joel de Jesus Macedo diz ter especial atenção a este tema. “Acredito na ação individual e corporativa, na ação social e seus benefícios, tanto no calor humano quanto no empenho e apoio ao incremento dos acervos literários. Isso se traduz em mais cultura e conhecimento para as crianças e comunidades”.